Fracasso do PIB revela a trágica política econômica de Guedes, denuncia Renato

04/03/20 12:44

Para o deputado estadual Renato Roseno (PSOL), o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2019, anunciado pelo IBGE na manhã desta quarta-feira em 1,1%, revela a tragédia econômica promovida pelo governo Bolsonaro e pela política econômica de Paulo Guedes.

“É uma vergonha”, classifica o parlamentar. “É o menor avanço dos últimos três anos. O consumo das famílias é o pior desde 2016, a taxa de desemprego continua elevada, o mercado de trabalho se precarizou e a proteção social está se acabando. É uma tragédia, é aterrador o país desenhado na cabeça de Bolsonaro e Guedes”.

Segundo o deputado, trata-se de um governo voltado apenas para os interesses dos rentistas e dos banqueiros. “Ele está promovendo uma profunda desindustrialização. Há fuga de capitais e as indústrias estão saindo do Brasil porque não há confiança nesse governo”, afirma Renato. “A economia como um todo vai muito mal, há aumento do emprego informal e precário, mal remunerado, e destruição da proteção social”.

O parlamentar denuncia que o fracasso econômico revela também a farsa da campanha de 2018. “Eles tinham um discurso mentiroso de nacionalismo na campanha. É mentira, eles não são nacionalistas, eles são contra o povo brasileiro, eles são contra o país”, afirma. “É um governo que quer nos colocar ajoelhados diante das grandes potências internacionais. É preciso outro projeto de país que eles não são capazes de apresentar”. (Texto: Felipe Araújo / Foto: Agência Brasil)

Áreas de atuação: Economia