João Alfredo recebe o Prêmio Frei Tito de Alencar de Direitos Humanos

19/12/16 10:04

O companheiro e militante, vereador João Alfredo, recebeu, na noite dessa segunda-feira (19/12), o Prêmio Frei Tito de Alencar - Um reconhecimento das lutas e das trajetórias. Instituído pela Assembleia em 2001, o Prêmio Frei Tito de Alencar de Direitos Humanos foi entregue durante sessão solene na Assembleia Legislativa, ao vereador e advogado João Alfredo Teles Neto (Psol).

A solenidade foi proposta e presidida pelo deputado Renato Roseno (Psol). Subscreveram o pedido de realização do evento os deputados Elmano de Freitas (PT) e Zé Ailton Brasil (PP). "Estamos vivendo tempos difíceis, de crise política, econômica e ambiental. E vários são os desafios nas pautas dos direitos humanos na atualidade, extermínio da população jovem e negra, concentração de renda e a desigualdade, elevada população encarcerada sem julgamento, analfabetismo, déficit habitacional e o risco de perda de direitos dos trabalhadores", afirma o deputado estadual Renato Roseno.

A solenidade foi de muita emoção, encantamento e poética. "Uma honra receber um prêmio com o nome de Frei Tito de Alencar, um dos dominicanos que tiveram coragem de enfrentar a ditadura militar e que arriscou sua própria vida”, disse João Alfredo.

Estiveram presentes à solenidade, a presidente do Instituto Frei Tito, Lúcia Alencar, o secretário de Justiça e Cidadania, Hélio Leitão; ex-deputado estadual Mário Mamede; a presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Marileide Luz; e a mãe do homenageado, Thereza Teles Melo, além de militantes dos direitos humanos, entidades sociais, familiares e amigos do homenageado.

Áreas de atuação: Direitos Humanos