Ibiapina: Riacho Jaburu agoniza com desmatamento e especulação imobiliária

27/11/19 11:35

Na tarde da última terça-feira, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido (CMADS) da Assembleia Legislativa realizou audiência pública para discutir a situação de degradação do Riacho Jaburu, no município de Ibiapina. O debate aconteceu na Câmara Municipal de Ibiapina e atendeu a requerimento do deputado estadual Renato Roseno (Psol).

“Nos últimos anos, no município de Ibiapina, algumas áreas, inclusive áreas de preservação ambiental, vem sendo desmatadas para a implantação de uma variedade de loteamentos", afirmou Renato. Segundo o parlamentar, um desses empreendimentos está localizado às margens do Riacho Jaburu, afluente que abastece o açude de mesmo nome e que é responsável pelo abastecimento de água da cidade.

Ibiapina é um dos municípios da Serra da Ibiapaba e se constitui como grande produtor de hortaliças, cana-de-açúcar e flores. Além da especulação imobiliária, o desmatamento e o agronegócio estão dilapidando o patrimônio natural e social associado na região. Segundo Renato, o município apresentava boa parte do território com áreas de remanescentes de mata úmida e da mata atlântica. "Mas nos últimos tempos, vem perdendo sua cobertura vegetal nativa numa velocidade nunca vista antes devido à falta de fiscalização e à permissão para desmatamentos”, observou o deputado.

Foram convidados para o debate, a secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), a Cogerh, Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Ceará (OAB-CE), Escola de Formação Política e Cidadania e Escola Família Agrícola Chico Antônio Bié (Tianguá), Comitê da Bacia Hidrográfica da Serra da Ibiapaba, Cáritas Diocesana de Tianguá e Sindicato de Trabalhadores Rurais de Ibiapina, São Bendito, Ubajara e Tianguá, entre outros.

[+] Saiba mais: Confira aqui a íntegra da audiência pública.

Áreas de atuação: Meio ambiente