A jabuticaba da reforma política: propostas ameaçam regime democrático

21/08/17 10:44

O que esperar da reforma política que está sendo gestada por um congresso nacional formado majoritariamente por plutocratas e cleptocratas? O questionamento foi feito por Renato Roseno na tribuna do plenário da Assembleia na última quinta-feira. Citando Stanislaw Ponte Preta, Renato lembrou que certas propostas de reforma que estão em votação no Congresso Nacional são como uma jabuticaba, algo que só existe no Brasil. Para o deputado, o Brasil está caminhando para um contexto em que o povo terá cada vez menos a capacidade de decidir e manifestar seus interesses, tudo para preservar os interesses do capital, de seculares oligarquias políticas e de grandes corporações

A proposta de emenda à Constituição n° 77/2003, chamada de PEC da reforma política, que tramita na Câmara dos Deputados, prevê diversas mudanças nas eleições a partir de 2018 e, em algumas cláusulas, de 2020 e 2022. Entre as novidades, está a criação do “distritão” e do fundo público de campanha, que poderia ser de R$ 3,6 bilhões já em 2018. Renato disse não estar surpreso com o modelo da proposta, pois não poderia esperar nada diferente de um Congresso onde a maior bancada é formada por “ruralistas e financistas”. “Ainda no século XIX, a elite econômica brasileira colocou seus filhos no Parlamento, dominando assim o eleitorado por meio do voto de cabresto. Hoje temos praticamente uma associação de políticos profissionais, que se utilizam do dinheiro para comprar o poder”, avaliou.

Segundo o parlamentar, os deputados pretendem aprovar esse fundo de campanha, com a proporção de 60% para os três maiores partidos (PMDB, PSDB e PT), concentrando o poder nas mesmas mãos. “Não há nada de democrático nisso. A lista fechada só fará com que continuemos com péssimos representantes e sem o direito de escolha”, lamentou. Para Renato, a reforma, como foi apresentada, só aumentará a atual crise política e a descrença da população. “Nós, o povo, precisamos nos levantar e nos manifestar. Se isso não acontecer, vamos sofrer mais um golpe e ter o nosso sistema democrático destruído”, acrescentou.

Confira pronunciamento de Renato sobre a reforma política http://bit.ly/2wwdH1s

Áreas de atuação: Política