Aprovadas leis que alteram número de cargos na URCA e convalidam atos da UECE

11/02/16 15:35

A votação das mensagens (7956 e 7932) aconteceu na manhã de hoje, dia 11 de fevereiro, com apoio e voto favorável do nosso mandato. Uma vitória da mobilização e trabalho do Sindicato Sindurca e Sindicato Sinduece - um reconhecimento da categoria em luta! Na valorização dos docentes e em defesa da educação gratuita e de qualidade.

Karla Brandão, secretária-geral do Sindurca, reforça a importância da pauta: "Para o movimento docente da Universidade do Cariri (URCA), a aprovação hoje da redistribuição dos cargos é uma vitória. A lei agilizará a publicação do edital para contratação dos docentes. Ela regulamenta os cargos e ascensões – o número não mudou, o que houve foi uma redistribuição para garantir o edital. Em tese, criamos mais vagas de assistentes para dar conta do concurso. A luta agora é de garantia do preenchimento dessas vagas e da ascensão profissional - temos professores que são doutores e que ainda continuam, há mais de um ano, ganhando como mestres. Um absurdo isso", afirma Karla Botelho.

Durante apresentação do seu voto favorável e justificativa, o Deputado Estadual Renato Roseno (PSOL) fez pronunciamento sobre a defesa da universidade pública e de qualidade: "Fortalecer as universidades estaduais e a sua capacidade de realizar ensino, pesquisa e extensão, é também fortalecer a educação básica, mais que isso – já houve governador dizendo que éramos muito pobres para termos universidades estaduais – isso é um erro tacanho, um absurdo: ao contrário, o fato de termos 1 milhão de miseráveis e de sermos um estado pobre, exatamente por isso, temos que investir muito mais em universidade pública, de qualidade e democrática. Por isso, precisamos fortalecer a URCA, a UVA e a UECE e os seus trabalhadores(as).

Quero me juntar aos professores da UECE e da URCA que bravamente lutaram por suas ascensões funcionais. E esta ascensão, como direito líquido e certo, não está sendo paga, temos cerca de 80 docentes nessa situação na UECE e outros tantos na URCA. E é fundamental – no cumprimento de acordos - realizar os concursos. Acompanhei de perto toda essa luta dos professores que não conseguiam dar aula porque não tinham professor. É necessário, mais do que nunca, respeitar esse docente. Isso é valorizar a educação", afirmou o parlamentar.

Conheça as mensagens votadas na manhã de hoje: http://www2.al.ce.gov.br/legislativo/tramit2016/7956.htm http://www2.al.ce.gov.br/legislativo/tramit2016/7932.htm

Áreas de atuação: Trabalho, Educação