Mandato no Interior: debates e rodas de conversa em Quixelô, Icó e Iguatu

01/04/19 12:59

Em mais uma viagem à região Centro-Sul do Estado, o deputado estadual Renato Roseno (PSOL) participou no último fim de semana de debates e rodas de conversa nas cidades de Quixelô, Icó e Iguatu.

Na manhã de sábado, o parlamentar participou de uma roda de conversa na sede da rádio comunitária Quixelô FM, no Instituto Cultural e Econômico de Quixelô (Icequi), sobre comuicação e poder. Segundo Renato, um dos maiores desafios de nossos dias em relação à democratização da sociedade brasileira é a democratização da comunicação social.

"Veja-se o que aconteceu na política brasileira de 2016 a 2018. Sem o poder dos monopólios, a sucessão dos fatos teria sido outra", avaliou. "Qualquer pessoa que percorra o Ceará saberá da relação íntima entre elites políticas e mídia. Afirmar a Comunicação como direito humano e estrutura política fundamental para estabelecermos relações sociais equitativas, igualitárias, emancipatórias é tarefa estratégica".

De acordo com o parlamentar, é fundamental fortalecer as "corajosas e genuínas" iniciativas comunitárias de radiodifusão, tal como a Rádio Comunitária Quixelô FM. "Democratizar a voz é democratizar a sociedade", defendeu.

Na tarde de sábado, Renato foi ao município de Icó participar de uma roda de conversa no palco teatral mais antigo do Estado, o teatro da Ribeira, construído em 1860. À noite, em Iguatu, participou da sessão final do IV Curso de Defensores e Defensoras Populares de Direitos Humanos, promovido pelo Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS) e pela Escola Popular de Educação em Direitos Humanos, no auditório do Campus Multi-Institucional Humberto Teixeira.

A palestra de Renato teve como tema ‘As ameaças à Democracia e aos direitos humanos na atual conjuntura brasileira e latino-americana’. Já as professoras Beatriz Xavier (Universidade Federal do Ceará – UFC) e Zuleide Queiroz (Universidade Regional do Cariri -Urca) falaram sobre os desafios de um defensor de direitos humanos no Ceará.

Áreas de atuação: Direitos Humanos