Mandato no Interior: visitas a Orós, Iguatu, Senador Pompeu e Sobral nos dias 27 e 28 de novembro

30/11/15 10:00

Renato Roseno, em pé, fala com moradores, sentados, da  comunidade da localidade Sítio Lagoa Nova, em Senador Pompeu

Nosso mandato segue na estrada, visitando comunidades, construindo diálogos, promovendo encontros e apoiando as lutas. Da importância de conhecer as demandas dos grupos e fortalecer a autonomia dos sujeitos. No dia 27, estivemos, à tarde, em Orós, debatendo com estudantes e professores sobre políticas de drogas. Ainda na sexta-feira, fomos para Iguatu, onde participamos da Semana de Direito da Universidade Regional do Cariri (Urca), com uma palestra sobre reforma política. A viagem seguiu no dia 28 para Senador Pompeu, onde tivemos reunião na localidade Sítio Lagoa Nova. Na noite do mesmo dia, ainda participamos do debate, promovido pelo PSOL-Sobral, sobre direitos humanos e segurança pública.

O mandato está indo a todas as regiões do Ceará. Em dez meses, foram visitadas 41 cidades no interior ou área metropolitana, o que corresponde a 22,28% do total de municípios cearenses (184). Em 15 municípios, o mandato já esteve mais de uma vez, seja com o próprio parlamentar, seja com os assessores, totalizando 88 viagens.

Em Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza, o mandato compareceu em onze momentos diferentes. No Crato, Sul do Ceará, a população já teve a oportunidade de acompanhar de perto o deputado Renato Roseno em sete atividades. Em Iguatu, no Centro-Sul do Estado, houve sete visitas do mandato. Em Quixadá, no Sertão Central, foram quatro visitas do parlamentar do PSOL e uma de assessores.

Atendendo a convites ou por iniciativa própria, as visitas às sedes e distritos dos municípios permitem à equipe acompanhar de perto a realidade dos cearenses que estão longe dos espaços de poder e decisão política. As atividades nesses locais envolvem conversas com os moradores, audiências públicas e debates sobre diversos temas, como acesso à justiça, controle social, infraestrutura, meio ambiente, redução da idade penal, violência contra a mulher e contra a população LGBT.

Antes mesmo de tomar posse, o deputado começou a percorrer as regiões do Ceará, coletando, desde dezembro de 2014, demandas e sugestões da população. As plenárias temáticas e regionais permitiram pensar a ação política que seria desenvolvida a partir de 1º de fevereiro de 2015. Que venham os próximos três anos de mandato, pois é tempo de resistência.

Mandato no interior: Alcântaras, Amontada, Aracati (duas visitas), Aquiraz, Banabuiú (três visitas), Barbalha, Barro, Beberibe, Bela Cruz, Canindé (três visitas), Cariús, Caucaia (onze visitas), Crateús (três visitas), Crato (sete visitas), Icapuí, Icó, Iguatu (sete visitas), Independência, Itapipoca (duas visitas), Itatira (duas visitas), Jaguaribara, Jaguaretama, Juazeiro do Norte (quatro visitas), Lavras da Mangabeira, Limoeiro do Norte (três visitas), Morada Nova, Maracanaú (cinco visitas), Moraújo, Orós, Pacatuba, Paracuru, Quixadá (cinco visitas), Quixelô, Quixeramobim, Saboeiro, Santa Quitéria (duas visitas), São Gonçalo do Amarante, Senador Pompeu, Sobral, Várzea Alegre (três visitas) e Viçosa do Ceará.

Áreas de atuação: Direitos Humanos