Entidades manifestam apoio à criação de delegacia de combate à intolerância religiosa

17/08/20 18:00

Um conjunto de 150 entidades religiosas e outras organizações da sociedade civil lançou nesta segunda-feira (17) um manifesto público em apoio à criação de uma Delegacia Especializada no Combate à Intolerância Religiosa no Ceará. A proposta de instituição do equipamento é de autoria do deputado estadual Renato Roseno (PSOL), que apresentou projeto de indicação sobre o tema na Assembleia Legislativa.

Dirigido às instâncias do Legislativo e Executivo, o manifesto apresenta o problema da intolerância e do racismo religiosos e fala da importância de combatê-los. Além de organizações vinculadas às igrejas cristãs católicas e evangélicas, o documento também é assinado por organizações espíritas, candoblecistas, umbandistas, indígenas, dos movimentos negros, dos povos ciganos, dentre outros.

"O racismo contra religiões de matrizes negras e indígenas fazem parte da fundação do Brasil, naturalizando discursos de ódio que geram violências históricas e cotidianas", afirma o documento. "O atendimento às vítimas dos crimes em razão da intolerância e do racismo religiosos é uma realidade em pelo menos 19 estados da Federação, através de delegacias especializadas, quer sejam exclusivas do tema, ou incluídas em delegacias especializadas em direitos difusos, individuais e coletivos".

Também aderiram ao manifesto organizações de abrangência nacional, como o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC); a KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço; e a ONG Terra de Direitos; além de entidades presentes em outros estados como a Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), na Bahia; a Associação de Saúde Socioambiental, em São Paulo; o Comitê Afro Religioso de Combate à Covid 19, no Maranhão; e a ONG Crioula, no Rio de Janeiro. (Texto e edição: Felipe Araújo, com informações do Conselho Estadual de Direitos Humanos / Foto: Agência Brasil)

Confira abaixo a íntegra do manifesto

MANIFESTO PÚBLICO EM APOIO À CRIAÇÃO DA DELEGACIA ESPECIALIZADA NO COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

As organizações abaixo signatárias vêm junto à Assembleia Legislativa do Ceará e ao Governador Camilo Santana expressar o apoio à criação de uma Delegacia Especializada no Combate à Intolerância Religiosa no Estado do Ceará.

No dia a dia, a disseminação de discursos de ódio contra religiões e religiosos incentiva e reproduz a dizimação do outro através, p.ex., da vandalização de imagens e templos sagrados; da destruição do patrimônio cultural das religiões; imposição de violência e sofrimento contra ex-praticantes de determinados credos, privando-os de suas relações sociais e familiares; da violação de espaços e símbolos sagrados; e as incontáveis consequências do racismo sobre as religiões de matrizes africanas e indígenas. As vítimas do ódio produzido por intolerância e racismo religiosos estão expostas a um cotidiano de insegurança pública e passam por humilhações e agressões contra seus corpos na rua e em diversos ambientes de convivência social.

As chamadas conquistas civilizatórias referentes aos direitos dos povos e comunidades, assim como os acúmulos de conhecimentos e valores pacifistas presentes nas construções democráticas, identificam que o pensamento intolerante é explícito, objetivo, e gera práticas concretas de violências que precisam ser combatidas. Na história da humanidade, a intolerância e o ódio religiosos tendem a justificar genocídios e múltiplas violências dirigidas às diferentes culturas, comunidades e povos, de tal forma que, o respeito ao Sagrado do outro se impõe como uma necessidade humanitária, sendo inadiável enfrentar essas chagas, que autorizam o uso de violências justificadas, supostamente, por valores religiosos.

No Brasil, os crimes cometidos por motivos religiosos são objetos de preocupação pública inclusos na legislação brasileira: veja-se a Lei 7.716 de 1989, posteriormente alterada pela Lei 9.459 de 13 de maio de 1997, que em seus artigos 1º e 20 definem, respectivamente: “serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceitode raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”; e que tais crimes implicam em “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”.

Reconhece-se, pois, que a discriminação e os preconceitos religiosos produzem atitudes criminosas, não sendo à toa que o trato do tema está numa legislação de combate aos crimes motivados por raça e cor, pois, fato é que: o racismo contra religiões de matrizes negras e indígenas fazem parte da fundação do Brasil, naturalizando discursos de ódio que geram violências históricas e cotidianas. Além disso, o atendimento às vítimas dos crimes em razão da intolerância e do racismo religiosos é uma realidade em pelo menos 19 Estados da Federação, através de delegacias especializadas, quer sejam exclusivas do tema, ou incluídas em delegacias especializadas em direitos difusos, individuais e coletivos.

O avanço de práticas de intolerância e racismo religiosos atualmente é fator que agrava a polarização da sociedade, gera situação de caos e uso de métodos violentos nas relações entre os/as concidadãos/as. Associados a outros conflitos nos territórios físicos e virtuais, os crimes motivados pelo ódio religioso, estão também ligados à xenofobia e à discriminação contra cosmovisões que envolvem identidades étnicas específicas. Cite-se o preconceito, suspeição e discriminação contra os povos ciganos, contra o islã e o judaísmo e grupos sociais que articulam em suas vivências etnias e religiosidades. Tais práticas prejudicam muitas vítimas e tendem a avançar no Ceará, no Brasil e no mundo.

É precisamente este, o contexto que gera a demanda de um órgão especializado no trato dos casos concretos, não como solução absoluta de um problema tão complexo, mas como forma de entender, atender e proteger as vítimas reais, e expostas, aos riscos de violência, aos sofrimentos psicológicos e à insegurança pública, por conta de suas crenças e cultos. Longe de ser uma proposta punitivista e “policialesca”, a Delegacia Especializada será um instrumento público de acolhida e tratos às queixas das vítimas de violência ou que se vejam impedidas ou constrangidas em viver seus credos e realizar seus cultos devido à intolerância e violência de outrem.

Dessa forma, a Delegacia Especializada no Combate à Intolerância Religiosa, não adentra, julga ou condena nenhuma doutrina, tampouco ataca as liberdades religiosas litúrgicas individuais e/ou coletivas. Visa unicamente colaborar com a ruptura de ciclos de produção da intolerância e ódio que prejudicam pessoas no cotidiano, e para as quais não existem os devidos amparos ou reparações. Ressalte-se que, ao Estado e às instituições e autoridades públicas cabe zelar pelo direito à uma vida pacífica, o que inclui por certo, o exercício do direito de crença e culto. Além disso, uma iniciativa dessa natureza, cumpre dentre outros, o respeito ao estado laico e o devir público de enfrentar as vulnerabilidades frente às violências e intolerâncias de outrem.

Por fim, ratifique-se que o projeto não visa beneficiar ou prejudicar a nenhuma religião ou religiosidade específica, mas tão somente a colaborar com a pacificação e prevenção de conflitos e tensões, já que, a diversidade religiosa faz parte de nossa condição humana e precisa ser respeitada. Ademais, a religiosidade é uma dimensão relevante para gerar melhorias no mundo e enfrentar injustiças e desigualdades sociais. Nesse sentido, nenhuma autoridade pública ou liderança religiosa, comprometida com a produção de um bem viver, há de discordar da relevância do tema e da proposta.

Fortaleza, 17 de agosto de 2020

Entidades do Ceará

  1. ABAM Associação Nacional das Baianas de Acarajé Mingual e Similares – CE
  2. Afoxé Acabaca - CE
  3. Agentes Agroflorestais Quilombolas -MA
  4. Alagba- Povos e comunidade tradicionais de terreiros -CE
  5. APTU Associação de Amparo ao Paciente com Tuberculose -CE
  6. Área Pastoral de Cebs da Praia do Futuro -CE
  7. Articulação das Pastorais da Diocese de Tianguá - CE
  8. Associação Beneficente Madre Maria Villac – ABEMAVI - CE
  9. Associação Beneficente O Pequeno Nazareno - CE
  10. Associação Cultural Afoxé Omorisa Ode -CE
  11. Associação Cultural Afro Brasileira Pai Luiz de Aruanda - CE
  12. Associação das Mulheres Indígenas do Ceará - AMICE
  13. Associação de Defesa da Cultura Bantu - ACBANTU
  14. Associação do Moradores do Titanzinho -CE
  15. Associação dos Povos Indígenas da Aldeia Cajueiro-AICA - CE
  16. Associação para Desenvolvimento Local Co-Produzido – ADELCO - CE
  17. Caravana Cultural -CE
  18. Caritas Arquidiocesana de Fortaleza - CE
  19. Caritas Brasileira Regional Ceará
  20. Cáritas Diocesana de Iguatú - CE
  21. Cáritas Diocesana de Sobral - CE
  22. Casa de Cultura e Defesa da Mulher Chiquinha Gonzaga - CE
  23. Casa Paz e Bem, Lar São Francisco de Assis -CE
  24. Central dos Movimentos Populares – CMP -CE
  25. Centro de Apoio a Mães e País de Portadores de Eficiência -CAMPE -CE
  26. Centro de Defesa da Criança e do Adolescente - CEDECA-CE
  27. Centro de Defesa da Vida Herbert de Sousa – CDVHS-CE
  28. Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza- CDPDH -CE
  29. Centro de Formação Terra do Sol - CE
  30. Centro de Pesquisa e Assessoria – Esplar -CE
  31. Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos do Ceara - CEBICE
  32. Centro Espírita de Umbanda General de Brigada e Rainha Pombo Gira -CE
  33. Centro Nacional de Africanidade e Resistência afro Brasileira CENARAB- CE
  34. Círculos Populares -CE
  35. Coletivo Amanhã há de ser outro dia - CE
  36. Coletivo Ayoká -CE
  37. Coletivo Cultural de Matriz Africana IBILÈ dos Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro -CE
  38. Coletivo Cultural Odò Lewà -CE
  39. Coletivo Girassóis - Espíritas pelo Bem Comum -CE
  40. Coletivo Juntos! - CE
  41. Coletivo Mandacaru - CE
  42. Coletivo Nossa Cara - CE
  43. Coletivo Ogum Yara - CE
  44. Coletivo para Todos - CE
  45. Comissão Brasileira Justiça e Paz –CBJP, sessão CE
  46. Comissão de Juventude Indígena do Ceará
  47. Comissão Pastoral da Terra CPT-CE
  48. Comitê Islâmico de Solidariedade – SIS, seção Ceará
  49. Comunidade Islamica do Ceará
  50. Comunidades Eclesiais de Base Arquidiocese de Fortaleza
  51. Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos no Ceará
  52. Conselho Municipal LGBT de Juazeiro do Norte - CMLGBT JN - CE
  53. Conselho Nacional de Umbanda - CE
  54. Conselho Pastoral dos Pescadores Regional Nordeste1
  55. Curso de Verão na Terra do Sol -CE
  56. Diaconia Act Aliance
  57. Fábrica de - Ações Educativas em Cidadania e Gênero
  58. Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará - FEPOINCE
  59. Fórum Cearense de Mulheres
  60. Fórum das Comunidades e Povos Tradicionais do Estado do Ceará
  61. Frente de Juventude Kizomba
  62. Grupo de Estudos e Pesquisas Étnicas –GEPE/UFC - CE
  63. Grupo Espírita Paulo e Estêvão (GEPE)
  64. Igreja da Comunidade Metropolitana de Fortaleza - ICM Fortaleza -CE
  65. Ilè Àlákètu Ijobá Àsè Lògùn y Òiyá -CE
  66. Ile Ase Omo Aye -CE
  67. Ilè Asè Omo T ifè -CE
  68. Ilê ase yia omi arin má Sun- Maracanaú -CE
  69. Ile Axé Oxum Tunji -CE
  70. IlèAxé Oba Oladeji -CE
  71. Instituto Carta Magna de Umbanda -CE
  72. Instituto com Dendê -CE
  73. Instituto João de Deus -CE
  74. Instituto Negra do Ceará – Inegra -CE
  75. Instituto Terramar -CE
  76. Instituto Três Mares -CE
  77. Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação -VIESES –UFC - CE
  78. Laboratório de Estudos da Habitação - LEHAB /UFC -CE
  79. Laboratório de Estudos Geoeducacionais e Espaços Simbólicos - UFC -CE
  80. Missionários Combonianos de Fortaleza -CE
  81. Movimento de Saude Mental Comunitária do Bom Jardim -CE
  82. Movimento dos Atingidos por Barragens –MAB -CE
  83. Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra – MST-CE
  84. Movimento dos Trabalhadores Sem Teto – MTST-CE
  85. Movimento Fé e Afeto Cristão -CE
  86. Movimento Fé e Política Ceará -CE
  87. Movimento Igreja em Saída -CE
  88. Movimento Negro Ceará
  89. Movimento Negro Unificado Ceará
  90. Movimento Político Umbandista -CE
  91. Movimento RUA Juventude Anticapitalista-CE
  92. Negritude do RUA Juventude Anticapitalista -CE
  93. Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança - NUCEPEC
  94. Núcleo de Estudos Afro-brasileiros – Fortaleza -CE
  95. Organização de Cultura e Comunicação Alternativa –OCCA-CE
  96. Pastoral Afro da Aquidiocese de Fortaleza -CE
  97. Pastoral Carcerária -CE
  98. Pastoral da AIDS da Arquidiocese de Fortaleza -CE
  99. Pastoral da AIDS de Fortaleza -CE
  100. Pastoral da AIDS Regional Nordeste 1-CE
  101. Pastoral da Criança da Diocese de Tianguá -CE
  102. Pastoral da Juventude do Meio Popular Regional Nordeste 1-CE
  103. Pastoral da Pessoa Idosa -CE
  104. Pastoral da Pessoa Idosa da Arquidiocese de Fortaleza -CE
  105. Pastoral de Criança -CE
  106. Pastoral do Menor da Arquidiocese de Fortaleza-CE
  107. Pastoral do Menor Regional Nordeste 1-CE
  108. Rede de Mulheres Negras do Ceará
  109. Rede Emancipa Ceará - Movimento Social de Educação Popular
  110. Rede nacional de religiões afro-brasileiras e saude/Renafro -CE
  111. Secretaria de Cultura do PT CE
  112. Setorial de Negras e Negros do Juntos!
  113. Setorial de Negras e Negros do Psol Ceará
  114. Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadoras do IBGE – SETIBGE-CE
  115. Sindicato dos Jornalistas do Ceará
  116. SINDUECE, sessão sindical do ANDES
  117. Sociedade da Redenção -CE
  118. Tambor das Marias da Casa de Mestre Felipe -CE
  119. Tempo Aleiro do Amanhecer de Caucaia
  120. Tenda de Umbanda Cabocla Jupira e José Pelintra das Almas -CE
  121. Tenda de Umbanda Caboclo Lírio Verde - CE
  122. União Espírita Cearense de Umbanda – Uecum –CE

Organização de alcance nacional e de outros Estados

  1. Articulação Brasileira de Lésbicas – ABL
  2. Articulação de Mulheres Brasileiras - AMB
  3. Articulação para o Monitoramento dos Direitos Humanos no Brasil
  4. Associação Comunitária dos Povos Ciganos do Estado da Paraíba -ASCOCIC
  5. Associação de Combate aos Poluentes - ACPO - SP
  6. Associação de Saúde Socioambiental - ASSA -SP
  7. Associação Nacional Criança Não É de Rua
  8. Católicas pelo Direito de Decidir – CDD
  9. Centro de Defesa da Vida e Direitos Humanos Carmem Bascaran –MA
  10. Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos – CEBI
  11. Comitê Afro Religioso de Combate à Covid 19 no Maranhão - MA
  12. Comitê Goiano de Direitos Humanos Dom Tomás Balduino - GO
  13. Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil –CONIC
  14. Conselho Nacional de Leigos do Brasil – CNLBCE
  15. Coordenadoria Ecumênica de Serviço – CESE - BA
  16. Crioula - RJ
  17. Federação de Orgãos para Assistência Social e Educacional – FASE - RJ
  18. Fórum Ecumênico ECT-Brasil
  19. Grupo de Estudos Desenvolvimento Modernidade e Meio Ambiente (GEDMMA) – MA
  20. Instituto Cigano do Brasil-ICB
  21. Jubileu Sul Brasil
  22. Justiça Global -RJ
  23. Justiça nos Trilhos –MA
  24. KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço
  25. Movimento dos Pescadores e Pescadoras do Brasil –MPP
  26. Movimento Nacional de Direitos Humanos - MNDH Brasil
  27. Movimento pela Soberania Nacional da Mineração-MAM
  28. Rede Brasileira de Justiça Ambiental
  29. Rede Feminista de Saúde
  30. Rede Social de Justiça e Direitos -SP
  31. Terra de Direitos – PR

Áreas de atuação: Direitos Humanos