Nos 40 anos do SINE, entidade luta por mais recursos e mais atenção do governo estadual

13/10/17 16:50

O Sistema Nacional de Emprego (Sine), ao completar 40 anos, foi homenageado na noite desta quarta-feira (11/10), no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa. O evento atendeu a requerimento do deputado Renato Roseno (Psol), com subscrição do deputado Danniel Oliveira (PMDB).

Para Renato Roseno, além de celebrar os 40 anos do Sine e honrar os homens e mulheres que fizeram sua história vitoriosa, o momento é de compor um ato em defesa do sistema que sofre com o cenário delicado de cortes de investimentos. “Estamos vendo desemprego, recessão e, por isso mesmo, é necessário ter o Sine/IDT, ter a política de emprego e de trabalho”, ressaltou o parlamentar.

Segundo Renato, a trajetória da instituição tem se destacado na luta pela política do trabalho. "Ano passado, 73% dos seguros-desempregos foram realizados através do Sine. Qualquer corte do custeio dessa instituição prejudica fortemente a política do emprego", avaliou.

Já Gilvan Mendes de Oliveira, presidente do IDT, destacou que o Instituto “é uma fábrica de esperança para as pessoas”. “Temos enfrentado muitas dificuldades, mas as pessoas que fazem o Sine/IDT fazem a diferença e lutaremos até o fim para continuar com essa política”, asseverou.

José de Freitas Uchoa, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, ressaltou o processo de implantação do Sine no Ceará e a importância que sempre deu à equipe de profissionais e, especialmente, aos que geravam informação sobre o cenário do emprego no Estado. Ele apontou ainda a vontade de que o sistema possa continuar atuando com a qualidade que sempre teve, dando assim esperança à população que precisa dos serviços.

O coordenador interino do Sine/Ceará, Pedro José Capibarib,, representando o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), afirmou que o Sine se destaca como referência nacional e internacional, compondo uma importante rede de atendimento. Ele indicou que o sistema está trabalhando para garantir o breve aporte de recursos advindo dos governos Federal e Estadual.

Erle Cavalcante Mesquita e João Bosco Sampaio, membros da Comissão de Mobilização dos Trabalhadores em defesa do SINE/IDT, indicaram a importância do trabalho do sistema na intermediação de mão de obra, na qualificação profissional e na produção de informações.

Ele fizeram um apelo para que representantes dos trabalhadores do sistema sejam recebidos pelo governador Camilo Santana para um diálogo aberto “para encontrar um caminho de reversão das tendências atuais, apontando para a melhoria dos serviços e fortalecimento do Sine/IDT”.

Foram homenageados na solenidade Roberto Eduardo Matoso, ex-secretário do Trabalho e Empreendedorismo (In Memoriam); José de Freitas Uchoa, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Fortaleza; Semíramis Alves Diniz, servidora do Instituto do Desenvolvimento do Trabalho (IDT); e Antônio Gilvan Mendes de Oliveira, presidente do IDT.

Também receberam homenagem Erle Cavalcante Mesquita, membro da Comissão de Mobilização dos Trabalhadores em defesa do SINE/IDT; Márcio Alves Borges, analista de políticas públicas e Gestão Governamental do Distrito Federal; e Elizeu Rodrigues Gomes, diretor da região Nordeste da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs) e diretor da Federação dos Trabalhadores, Empregados e Empregadas no Comércio e Serviços do Estado do Ceará .

Participaram ainda da sessão solene Fábio Zech Sylvestre, superintendente regional do Trabalho e Emprego no Ceará, e Márcia Mororó, gerente da célula do Sistema de Emprego da STDS. (com informações da assessoria de comunicação da Assembleia Legislativa)

Áreas de atuação: Trabalho