Parlamentares visitam Escola de Gastronomia Social

22/06/21 18:07

Um grupo de 10 parlamentares da Assembleia Legislativa do Ceará visitou, nesta segunda-feira (21/06), a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, equipamento da Secretaria de Cultura do Governo do Estado, para conhecer as atividades realizadas e desenvolver parcerias em projetos com foco no combate à insegurança alimentar.

Participaram da visita os deputados Evandro Leitão (PDT), Renato Roseno (Psol), Salmito (PDT), Fernanda Pessoa (PSDB), Júlio César Filho (Cidadania), Augusta Brito (PCdoB), Elmano Freitas (PT), Jeová Mota (PDT), Osmar Baquit (PDT) e Queiroz Filho (PDT). Presentes ainda o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista e Selene Penaforte, superintendente da Escola.

A visita foi articulada pelo deputado Renato Roseno (Psol), que ressaltou a relevância da articulação para fortalecer iniciativas como a cozinha social e gastronomia social. “A Assembleia está atenta ao aumento da fome e da insegurança alimentar no período atual”, afirmou.

O parlamentar explicou que o projeto das cozinhas sociais acontece em comunidades periféricas e por meio de edital público, em que os participantes são selecionados para uma formação de 200 horas, uma bolsa por oito meses e insumos para produzir quentinhas para distribuição gratuita na comunidade.

“A ideia é fortalecer essa iniciativa de cozinhas sociais no Ceará, na Capital e Interior”, afirmou o deputado, apontando que a articulação feita entre a AL, Escola e Governo do Estado vai permitir ampliar as cozinhas sociais e, com a Procuradoria Especial da Mulher da AL, abrir turmas de formação para mulheres vítimas de violência.

O presidente da AL, deputado Evandro Leitão (PDT), comentou que a instituição de ensino público tem transformado a vida de pessoas e tem na gastronomia o estímulo para o protagonismo cultural e social dos alunos. Segundo o deputado, o Governo do Estado aplicará recursos para a ampliação das turmas.(Texto: ASCOM-AL; Foto: Beatriz Bley)

Áreas de atuação: Serviço Público