Projeto de Lei homenageia Dom Aloísio Lorscheider em nome de centro desportivo-cultural

22/10/20 10:21

Começou a tramitar nesta quinta-feira, 22, o Projeto de Lei 293/20 de autoria do deputado estadual Renato Roseno (PSOL) que denomina de "Dom Aloísio Lorscheider" o novo equipamento cultural e esportivo que será construído no local do antigo Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira I (IPPOO I), no bairro Itaperi.

"Diante da ressignificação que a construção de um espaço de lazer, esporte e cultura traz para o ambiente urbano e a partir de sugestão da Pastoral Carcerária do Ceará, organização com atuação destacada na luta em defesa da dignidade das pessoas que se encontram nas unidades penitenciárias, nosso mandato apresentou essa proposta de denominação deste novo equipamento fazendo uma importante homenagem a Dom Aloísio Lorscheider", destaca Roseno.

Dom Aloísio Lorscheider (1924-2007) foi arcebispo de Fortaleza e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Foi também um sacerdote que manteve forte ligação com a Pastoral Carcerária. Sua história e atuação tornaram-se exemplo de luta na busca de justiça para os excluídos e para as pessoas em situação de vulnerabilidade, em particular na garantia dos direitos da população privada de liberdade.

O objetivo, segundo a Pastoral Carcerária do Ceará, é que "esse feliz e oportuno empreendimento" possa honrar a memória de "um dos grandes líderes da igreja católica para as questões do sistema prisional cearense". "Certamente, sua história de humanização e luta por justiça no cárcere e nas periferias existenciais, ainda hoje pulsa nas veias pastorais impelindo-nos à não desistências ante ao recrudescimento da política penitenciária ora em voga neste estado do Ceará", destaca a entidade.

Áreas de atuação: Juventude, Cultura