Prêmio Frei Tito 2021 celebra a solidariedade durante a pandemia

08/12/21 11:00

A solidariedade é amor e humanismo em ação. Esse é o mote da edição 2021 do prêmio Frei Tito de Alencar de Direitos Humanos, que será entregue na próxima sexta-feira, 10, às 19h, no auditório Deputado Murilo Aguiar, localizado na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

A solenidade concederá o prêmio a entidades e coletivos que se constituíram como redes de apoio e solidariedade a pessoas vulneráveis ou que enfrentaram grandes dificuldades durante a pandemia da COVID-19 no Ceará.

Foram iniciativas que se dedicaram a trabalhar com transferência de renda, produção e distribuição de alimentos, com apoio a pessoas sem teto, apoio a profissionais diretamente impactados pela crise sanitária (como artistas, autônomos, pequenos comerciantes), entre outras atividades.

“Diante de índices alarmantes de desemprego e pobreza, as campanhas solidárias realizadas por movimentos de base alcançaram a população mais vulnerável suprindo necessidades básicas, como alimentação e renda mínima", defende o deputado estadual Renato Roseno (PSOL), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da AL. .

“Tais iniciativas mostraram a potência da auto-organização e ação coletiva das periferias como meio de enfrentamento aos impactos de um modelo econômico e ambiental que desafia o futuro da humanidade”, reforça Renato.

A pandemia da Covid-19 não só resultou em desemprego e adoecimento mental, como agravou o quadro da fome no País. De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar Contínua (PNAD Contínua) 2020, no Ceará, enquanto a parcela 50% mais pobre da população sobreviveu, em 2020, com renda média mensal de R$ 314, o grupo dos 1% mais ricos, detinham rendimento mensal acima de R$ 12,7 mil durante todo o ano de 2021.

“Diante da crise econômica e sanitária vivida nos últimos anos, o Estado não conseguiu efetivar direitos básicos e aqueles que se encontram no topo do poder se beneficiaram, tornando-se ainda mais ricos”, reitera Roseno.

Serviço: Entrega do Prêmio Frei Tito de Alencar 2021 - Entidades e coletivos que se constituíram como redes de solidariedade durante a pandemia da COVID-19 no Ceará Data: 10/12/21, às 19h Local: Auditório Deputado Murilo Aguiar

Obs.: Entrada na Assembleia Legislativa mediante apresentação do comprovante de vacinação.

Áreas de atuação: Direitos Humanos