Prevenção ao Coronavírus: Renato faz alerta para restrição de viagens durante feriado

10/04/20 11:19

Em ofício enviado ao governador Camilo Santana nessa quinta-feira (9), o deputado estadual Renato Roseno (PSOL) fez um alerta para a restrição de viagens durante o feriado da semana santa, como forma de fortalecer a prevenção à pandemia causada pelo novo coronavírus. O documento foi feito com base na manifestação dos movimentos sociais ligados à zona costeira do estado, que estão preocupados com o possível risco causado pelo deslocamento de pessoas de Fortaleza para o Interior por ocasião da Páscoa.

"Fortaleza atingiu cerca de 1500 casos de pessoas contaminadas com o COVID-19. Ocorre que, por ocasião do feriado, muitas famílias costumam se deslocar da capital para o Interior para as comemorações advindas da data religiosa", explica o parlamentar. "Assim, entendemos como necessária a emissão de comunicado de alerta por parte das autoridades sanitárias para a população sobre os riscos e agravos à situação geral no estado e no país gerados por viagens para o litoral e para o Interior, solicitando que não realizem tal deslocamento".

Segundo Renato, que acompanha a situação das comunidades e territórios costeiros, a circulação de pessoas, turistas e parentes oriundos de outras localidades tem sido uma das dificuldades apontadas para se garantir o isolamento social, o que pode trazer graves danos à saúde da população cearense, acelerando o contágio e desestabilizando as comunidades.

"O estado do Ceará já elaborou um plano de contingência na área da saúde, devido à necessidade de se estabelecer respostas a esse evento e definir estratégias de acompanhamento e suporte dos casos suspeitos e confirmados de contaminação pelo COVID-19, mas avaliamos que a participação social será determinante para evitamos a morte de milhares de cearenses", afirma o deputado, que defende que o momento exige que as estruturas do poder público tenham celeridade e efetividade nas políticas de enfrentamento à pandemia. "Por isso, solicito que o apelo seja acompanhado de fiscalização e instalação de barreiras sanitárias para impedir os efeitos trágicos que esses deslocamentos podem causar", afirma. (Texto: Felipe Araújo / Foto: Divulgação)

Áreas de atuação: Saúde