Aprovado projeto de indicação que cria memorial das vítimas da Covid-19 no Ceará

25/06/20 17:47

A Assembleia Legislativa aprovou nesta quinta-feira (25) o projeto de indicação (PI 74/2020) de autoria do deputado estadual Renato Roseno (PSOL) que propõe a instituição de um memorial em homenagem às vítimas do novo coronavírus no estado do Ceará. De acordo com a proposta, a Secretaria da Cultura (Secult) ficaria responsável pela implantação do espaço físico do memorial e pela gestão do equipamento.

De acordo com Renato, a ideia é registrar historicamente os óbitos e oferecer ao povo cearense e aos familiares e amigos de vítimas da COVID-19 um local de luto e de homenagem. O projeto também prevê homenagem aos profissionais de saúde que desempenharam serviço no tratamento dos acometidos pela doença e no enfrentamento à pandemia. As despesas correriam por conta das dotações orçamentárias da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

"O objetivo do memorial em homenagem às vítimas do novo coronavírus no estado do Ceará é impedir que a dor de centenas de famílias cearenses caia no esquecimento. Seus nomes e suas fotos ficarão expostas em locais apropriados para eternizar um capítulo doloroso da história dessa geração", explica Renato na justificativa do projeto. Aprovada na Assembleia, a proposta aguarda agora ser transformada em projeto de lei pelo governador Camilo Santana (PT).

O memorial deverá reunir informações como nome completo e fotografia de cada uma das vítimas, bem como datas de nascimento e de óbito e uma breve biografia. "São vidas ceifadas bruscamente. São projetos, planos e sonhos desfeitos para sempre. Nada será capaz de compensar essa tragédia que se abateu sobre a humanidade. Aos que ficam, cabe a continuação da vida, o reconhecimento e a homenagem às trajetórias de vidas interrompidas", defende Renato.

Projeto de indicação Os projetos de indicação são sugestões de matéria que podem se tornar lei e que tratam de providências de competência do Executivo. As indicações são enviadas pelos deputados ao Poder Executivo e assim, caso o governador julgue importante a matéria para o estado, será devolvida a indicação em forma de Projeto de Lei para que seja votado no plenário. (Texto: Felipe Araújo / Foto: Ascom-AL)

Áreas de atuação: Saúde, Cultura