Quem tem medo do tatuzão?, pergunta Renato diante de constrangimento da base de Camilo

12/04/17 16:07

Numa movimentação surpreendente, a base governista lotou a reunião ordinária da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, na manhã do último dia 12, para tentar inviabilizar a realização de uma audiência pública sobre a situação dos "tatuzões", as tuneladoras compradas para as obras do metrô de Fortaleza. Os "tatuzões" foram comprados pelo Governo do Estado do Ceará em 2012, para obra da Linha Leste do Metrô de Fortaleza, mas sequer foram montados. O total de R$ 138 milhões foi investido na compra das quatro tuneladoras, que estão há mais de três anos expostas ao sol e à chuva, se deteriorando, sem uso, em um terreno no Centro.

Os equipamentos estão abandonados e foram objeto de um requerimento de autoria do Deputado Odilon Aguiar (PMB) para realização de audiência pública que avalie os impactos ambientais, sociais e econômicos de sua não-utilização. Nada mais razoável do que isso. Por que tanto receio em discutir os "tatuzões"? O que teme a base do governo? É um equipamento comprado pelo governo anterior, mas em relação ao qual o atual governo tem sido sempre muito diligente, interditando os debates. A Assembleia precisa enfrentar essa discussão porque a sociedade espera respostas.

A empresa responsável pelos equipamentos, disse que levou um calote de 9 milhões de reais do governo do estado. O Ministério Público Federal (MPF) investiga a situação dos tatuzões, mas ainda não há previsão para a regularização do convênio com empresas que realizem a montagem e operação das escavadeiras, nem para a conclusão da obra na linha leste.

"Eu fico me perguntando, nesse caso, quem tem medo do tatuzão. Quem tem medo do tatuzão? Quem tem medo de pedidos de informação? O que é que a maioria do governo acaba por transmitir pra sociedade: que há algo que não pode ser conhecido", afirmou o deputado Renato Roseno durante a sessão plenária, além de ter solicitado auditoria especial da compra dos tatuzões. Apesar de nosso voto favorável a realização da audiência, a base governista votou contra o requerimento e impediu a realização de um espaço democrático de debate.

Assista ao pronunciamento de Renato Roseno na manhã de quarta-feira (12), sobre os tatuzões e a atitude do governo de impedir a realização da audiência pública: https://www.facebook.com/RenatoRoseno50/videos/1636888882989791/

Áreas de atuação: Transparência