Reforma trabalhista: "desempregados são reféns do mercado financeiro"

12/07/17 15:00

A reforma trabalhista aprovada ontem pelo Senado é o maior ataque aos direitos dos trabalhadores dos últimos 80 anos. Foi o que defendeu o deputado estadual Renato Roseno (PSOL) em pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa na manhã da última quarta-feira, 12. Para o deputado, o Brasil vive hoje um agressivo processo de restauração neoliberal que transfere para os mais pobres o preço da crise internacional do capital.

"O golpe tinha um duplo objetivo. Por um lado, estancar a Lava Jato com o plano 'Romero Jucá', naquele grande acordo 'com o Supremo com tudo'. E, ao mesmo tempo, promover uma série de contrarreformas para retirar direitos dos trabalhadores, dos servidores públicos, civis e militares, e, principalmente, das novas gerações de trabalhadores", afirmou Renato, que alertou que a propaganda de que a reforma vai gerar empregos é uma "grande mentira".

"Os 14 milhões de desempregados não estão desempregados por conta a legislação trabalhista. Estão desempregados por conta da crise econômica, mas também porque a agenda econômica do governo, não só deste mas dos anteriores, desde FHC, é uma agenda voltada aos interesses do mercado financeiro", explicou. Somente este ano, lembrou Roseno, o Brasil vai carrear cerca de R$ 1,2 trilhão para o sistema financeiro. "Todo esse dinheiro poderia ser investido em educação, em estradas, em saneamento; poderia ir para o setor produtivo. Mas vai para o mercado financeiro. Por isso, os 14 milhões de desempregados".

Entre outros pontos, a reforma trabalhista altera regras de descanso, de extensão das jornadas, de férias e de negociação entre empregados e patrões (saiba mais em http://bit.ly/2tMnSxd). "Isso aumenta a taxa de espoliação e, consequentemente, a rentabilidade do setor financeiro. Esse é o verdadeiro objetivo dessa reforma", afirmou Roseno. "Os milhões de desempregados do Brasil não são reféns da CLT, são reféns do mercado financeiro". (Foto: Agência Brasil)

Confira o pronunciamento em nossa página: https://www.facebook.com/RenatoRoseno50/videos/1772184072793604/

Áreas de atuação: Trabalho