Mobilidade urbana: Renato cobra retomada da circulação das linhas "corujão"

02/07/20 16:31

Em requerimentos dirigidos aos presidentes do Conselho Deliberativo do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará e da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), o deputado estadual Renato Roseno (PSOL) cobrou a retomada do funcionamento de 16 linhas de ônibus que circulam de madrugada em Fortaleza, os chamados "corujões". Desde o último dia 27 de junho, essas linhas, se dá no horário compreendido entre meia-noite e cinco horas da manhã, tiveram suas operações suspensas.

Segundo nota divulgada pela Etufor em seu portal eletrônico institucional, a suspensão prosseguirá até o final do isolamento social, decretado pelos poderes executivos municipal e estadual, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Ainda de acordo com a empresa, a justificativa da suspensão de circulação dessas linhas se deve a uma redução na demanda de passageiros durante a pandemia, em particular durante o mês de maio.

"Nosso mandato foi procurado por algumas pessoas, que, ao não terem conhecimento da suspensão das linhas, foram obrigadas a passar a noite inteira nos terminais de ônibus. São cidadãos e cidadãs fortalezenses que exercem suas atividades laborais no período noturno, necessitando do transporte público rodoviário corujão", afirma Renato. "Na ausência desse serviço, sobretudo quando não foram informadas acerca da suspensão, restam duas possibilidades a essa população: utilizar-se do serviço de transporte particular ou virar a noite no terminal de ônibus".

De acordo com o parlamentar, era previsível a redução do número de passageiros em circulação no transporte público rodoviário durante o mês de maio, único mês em que vigorou em Fortaleza o isolamento social rígido, ou “lockdown”, momento no qual se deslocar pela cidade sem justificativa poderia sujeitar os infratores a sanções civis e até mesmo penais. Renato lembra que atualmente a cidade se encontra na fase 2 do "Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais", elaborado pelo Governo do Estado do Ceará.

"Considerando as fases anteriores (de transição e 1) e a situação atual, já são 219.693 empregos formais liberados na Região Metropolitana de Fortaleza, segundo previsão do referido Plano", destaca o deputado. Os requerimentos, que aguardam votação pelo plenário da AL, são dirigidos a Antônio Ferreira Silva, presidente da Etufor; e a Mário Jatahy de Albuquerque Júnior, presidente do Conselho Deliberativo do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará.

"Com a suspensão da circulação, os trabalhadores e trabalhadoras que precisam fazer os deslocamentos noturnos terão de onerar seus gastos diários com transporte ao contratar regularmente o serviço particular ou aguardar a madrugada inteira até o início de circulação das linhas de ônibus regulares, a partir das cinco horas da manhã. Tal realidade, flagrantemente, constitui uma violação a direitos humanos constitucionalmente consagrados", defende Renato. (Texto: Felipe Araújo / Foto: Divulgação Etufor)

Áreas de atuação: Mobilidade