Renato Roseno apoia ocupação pelo direito à moradia e participa de ato dos sem-teto em Maracanaú

25/03/15 21:00

Renato Roseno fala ao microfone, dirigindo-se às pessoas que ocupam terreno em Maracanaú

O deputado Renato Roseno (PSOL) participou na noite desta quarta-feira, 25 de março, de ato da Ocupação Bandeira Vermelha, organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. Os manifestantes reivindicam moradia digna e segurança contra as ameaças de despejo ilegal.

Durante o ato, um representante da Prefeitura de Maracanaú se comprometeu a garantir a segurança do movimento. O deputado Renato Roseno manifestou apoio à ocupação e destacou a importância da organização coletiva para a conquista de direitos, como o de moradia. "Não é nenhum deputado que vai dar direitos a vocês", afirmou, assumindo o compromisso de estar presente nas demais lutas, por outros direitos, como a educação e o trabalho.

Além do deputado Renato Roseno, o ato contou com representantes do mandato do vereador de Fortaleza, João Alfredo, também do PSOL, do Partido Comunista Brasileiro (PCB), do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) e das correntes sindicais Unidade Classista e Intersindical.

Nessa terça-feira, a Ocupação Bandeira Vermelha realizou manifestação reunindo cerca de 400 famílias no Centro de Maracanaú. Na última quarta-feira, Renato Roseno já havia participado de reunião com o secretário das Cidades, Ivo Gomes, e representantes do MTST, Unidade Classista e Rua Juventude Anticapitalista, para tratar de reivindicações, como a construção de unidades habitacionais, a criação de um plano estadual de assistência estudantil e da meia passagem de ônibus intermunicipal.

A criação de um Comitê de Mediação de Conflitos Fundiários Urbanos foi outro ponto de pauta na reunião com o secretário das Cidades. A proposta também foi apresentada pelo deputado Renato Roseno em forma de um projeto de indicação na Assembleia Legislativa.

O direito à moradia digna é uma das bandeiras de luta que o militante de direitos humanos Renato Roseno levou para o Legislativo. Ele tem questionado também as remoções de famílias dos lugares onde vivem por causa de obras do Governo do Estado, como o Veículo Leve sobre Trilhos em Fortaleza e o Cinturão das Águas no Cariri.

Áreas de atuação: Moradia