Construção civil: Renato presta apoio à campanha salarial dos trabalhadores

09/08/19 12:23

Na noite da última quinta-feira (8), o deputado estadual Renato Roseno (PSOL) participou da assembleia dos operários da construção civil de Fortaleza. O encontro aconteceu na sede do sindicato, no Centro. Mesmo num contexto de muitas dificuldades, com seguidos ataques aos direitos sociais e trabalhistas promovidos pela direita ultraneoliberal que golpeou nossa democracia, a categoria aprovou o acordo da campanha salarial, derrotando pontos como o banco de horas e a sanha dos empresários do setor.

"Estamos vivendo aqui no Brasil um momento de ataques, de guerra aos trabalhadores e trabalhadoras. Eles mentiram sobre a reforma trabalhista. Pagaram publicidade para dizer que ela ia gerar empregos. Mentira! O desemprego nunca foi tão alto. Fizeram a reforma da previdência, dizendo que o Brasil ia quebrar se ela não fosse aprovada. Mentira! Fizeram a reforma da previdência para manter o luro do bancos. Ela não vai melhorar nada a vida dos trabalhadores e trabalhadoras", afirmou Renato. "A única possibilidade de vencer essa guerra contra os mais pobres, essa guerra contra a classe trabalhadora, é a classe trabalhadora estar unida".

Representantes de outros sindicatos participaram da assembleia, a exemplo do Sindicato dos Comerciários, da Confecção Feminina, dos Rodoviários, entre outros. "A categoria dos rodoviários, em particular, está sendo muito atacada. Os empresários estão promovendo um verdadeiro desmonte da categoria da rede de transportes, estão dispensando os trocadores", destacou Renato. "Nós estamos trabalhando na Assembleia para que isso não se estenda para a região metropolitana"

Durante sua fala, Renato agradeceu o trabalho de Nestor Bezerra, que, em 2018, assumiu o mandato de deputado estadual em seu lugar durante quatro meses. Também alertou para importância da consciência de classe do trabalhador e da trabalhadora e para a necessidade de defesa de um sindicato comprometido com a luta da categoria. "Fizeram a reforma trabalhista para quebrar a espinha do movimento sindical brasileiro. Mas o sindicato da construção civil de Fortaleza está dizendo aqui que não se verga, não se entrega, não se vende e não se deixa esmagar. Hoje é dia de comemorar uma vitória importante para todo o Brasil. Mesmo num momento de retrocesso, o sindicato pode dizer que lutou e conseguiu garantir o direito da peãozada".

Áreas de atuação: Trabalho