Direitos humanos: audiência pública vai discutir situação dos órfãos da Covid-19

30/09/21 16:00

Na próxima terça-feira (5), às 9h, a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa realiza uma audiência pública para discutir a situação de crianças e adolescentes que ficaram órfãs em decorrência da COVID-19. A autoria do requerimento é do deputado estadual Renato Roseno (PSOL) e a mandata municipal coletiva Nossa Cara (PSOL) também apoia a iniciativa.

Não há número oficial, mas dados o periódico cientifico Lancet estimam que existam mais de 130 mil menores de idade que perderam o pai, a mãe ou ambos para a COVID-19 no Brasil. Se considerados as crianças e os adolescentes que tinham como principal cuidador os avôs/avós, esse número se torna ainda maior.

Diante desse quadro, o deputado estadual Renato Roseno (PSOL), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da AL, apresentou requerimento de realização de uma audiência pública para discutir as ações necessárias para o acolhimento e bem-estar desses órfãos. O pedido atendeu à solicitação de entidades voltadas para a defesa de direitos de crianças e dos adolescentes.

"Milhares de crianças e adolescentes ficaram sem a figura paterna ou materna, ou, em muitos casos, sem os dois em decorrência das mortes causadas pela pandemia da COVID-19. Essas crianças e adolescentes experimentam, a partir de agora, essa dura experiência da orfandade com a ausência de seus pais", destaca Renato.

"Além do impacto econômico e da repercussão sobre importantes setores da produtividade global, a pandemia causada pelo novo coronavírus, feriu, mortalmente, milhares de famílias em todo o mundo", completa o parlamentar. "Daí a necessidade de pensarmos ações de amparo a essas pessoas"

SERVIÇO: AUDIÊNCIA PÚBLICA - ÓRFÃOS DA COVID Terça-feira (5), 9h – formato virtual Transmissão pelas redes sociais da Assembleia Legislativa

Áreas de atuação: Direitos Humanos