Mandato no Cariri: encontros e análise de conjuntura

15/05/18 16:24

O Cariri cearense, essa terra tão rica do ponto vista cultural, ambiental e humano. No último fim de semana, Renato esteve novamente na região participando de uma série de encontros e debates. Na manhã de sexta-feira, participou do debate "Juventude quer voar: não ao extermínio da juventude no Ceará", no pátio da pedagogia da URCA, no Campus do Pimenta. Compuseram a mesa Pamela Queiroz, representante do projeto Cocada Preta, da UFCA; Tiago Alexandre, da Frente Escola Livre Cariri; e o professor Antonio dos Santos. Foi mais uma oportunidade para Renato apresentar o trabalho realizado à frente do Comitê Cearense Pela Prevenção de Homicídios na Adolescência.

"Por que se fala num extermínio da juventude negra e pobre nas periferias das cidades brasileiras? Primeiro porque isso é componente daquilo que nós somos como país. Ele não é um tema transversal, ele estrutura as relações sociais", explicou Renato. "A esses sujeitos, historicamente, foi negado aquilo que é a base dos direitos humanos, aquele irredutível ético exigível sem o qual você degrada a condição humana do outro. Esse genocídio, portanto, ele é físico, mas ele também é sócio-político".

Em seguida, houve um ato em homenagem à memória de Marielle Franco - cujo brutal assassinato completou 60 dias sem respostas oficiais. Por fim, Renato encerrou o dia conversando com representantes de movimentos sociais no Grupo de Valorização Negra do Cariri (Grunec), onde conversou sobre conjuntura e sobre os desafios para 2018. No sábado pela manhã, foi a vez de um debate sobre democracia no Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro do Norte (Sisemjun). Rodrigo Manfredini, estudante da UFCA e pré-candidato a deputado estadual; e o jornalista Demontieux Fernandes participaram do debate.

À tarde, mais reflexão sobre conjuntura em Caririaçu, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindsmcar), com presença de professores, sindicalistas, artistas, estudantes, servidores públicos e da juventude local.

Confira um trecho da fala de Renato no Crato: https://www.facebook.com/RenatoRoseno50/videos/2183890014956339/

Áreas de atuação: Política