Renato recebe comenda do mérito da Defensoria Pública do Estado

04/10/19 11:30

Na noite da última quinta-feira (3), o deputado estadual Renato Roseno recebeu a Comenda do Mérito da Defensoria Pública. A honraria foi concedida a entidades e personalidades que tiveram atuação relevante para o fortalecimento da Instituição. Além de Renato, receberam a comenda o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará (Cedeca-Ceará), a Pastoral Carcerária, o deputado estadual Walter Lima Frota Cavalcante, o secretário da Casa Civil José Élcio Batista, o desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha e o primeiro presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec), José Vinícius Pinheiro (in memorian).

Para Renato, é absolutamente imprescindível em nossos dias fazer a defesa do direito como possibilidade de acesso à justiça. "A justiça não como aparato, a justiça não como instituição, mas a justiça como valor, como determinante ético, como conteúdo, como desejo, como aspiração, como objetivo de uma sociedade. Só que muito poucos têm acesso a essa ferramenta do direito e, portanto, ao seu fim que é a justiça", afirma. Nesse sentido, ele destaca, o papel da Defensoria Pública é fundamental. "Enquanto tivermos nesse Estado, nesse país, mulher vítima de violência, criança vítima de abuso, vítima de falta de educação e de saúde, gente sem-terra e sem teto, gente sem justiça, desterrados dos aparatos de justiça tão elitizados, a Defensoria Pública será uma instituição essencial para o nosso estado democrático de direito", avalia.

A homenagem aconteceu no auditório Jesus Xavier de Brito, na sede da instituição, durante sessão solene do Conselho Superior (Consup) da Defensoria Pública. No evento, tomaram posse 31 novos defensores públicos e defensoras públicas. Além da entrega das comendas, também houve a outorga da Medalha do Mérito Defensorial José Euclides Ferreira Gomes Júnior ao governador do Estado do Ceará, Camilo Sobreira de Santana, e ao deputado federal Carlos Mauro Benevides Filho.

Áreas de atuação: Política