Renato fala sobre criminologia crítica na Semana de Direito da Universidade do Vale do Acaraú

14/03/18 10:00

Relator do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência e deputado estadual licenciado, Renato Roseno (PSOL) participou, na última terça-feira, em Sobral, da IX Semana de Direito da Universidade do Vale do Acaraú (UVA). Renato encerrou a segunda noite do evento, falando sobre criminologia crítica, vertente das ciências criminais que estuda o fenômeno da criminalidade através de processos ligados à luta de classes e às formas de reprodução das desigualdades sociais entre riqueza e poder.

Para Renato, nem a política criminal repressiva em relação ao tráfico de drogas nem a lógica do hiperencarceramento conseguiram resolver a grave situação de violência que marca nossa época. Segundo ele, é preciso mudar esse paradigma punitivista que só tem alimentado o próprio circuito da violência.

Também conhecida como “criminologia radical”, “marxista” ou “nova criminologia”, a criminologia crítica foi tema de uma série de debates promovidos pelo debate É Tempo de Resistência ao longo de 2017. Luciana Boiteux, professora de Direito Penal da UFRJ; Luis Carlos Valois, juiz de execuções penais do Amazonas; e o padre Valdir João Silveira, coordenador nacional da Pastoral Carcerária, foram alguns dos convidados dos debates.

Áreas de atuação: Segurança pública