Comitê da Assembleia pesquisa aumento da violência letal contra meninas no CE

28/04/20 12:30

A violência letal contra meninas de 10 a 19 anos é tema da nova pesquisa de campo do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência da Assembleia Legislativa. O resultado do estudo vai ser reunido em três cadernos, o primeiro deles a ser publicado em maio e que funcionarão como uma importante ferramenta no enfrentamento ao homicídio de meninas no Ceará.

Áreas de atuação: Segurança pública

Contaminação nas prisões é pena de morte, denunciam entidades

26/03/20 19:00

Em documento lançado nessa quinta-feira (26), o Fórum Popular de Segurança Pública do Ceará e a Frente Estadual pelo Desencarceramento denunciam a situação da população carcerária e do sistema socioeducativo frente ao avanço da crise do Coronavírus no Estado.

Áreas de atuação: Segurança pública

Paralisação de policiais reafirma necessidade de mudanças na política de segurança

03/03/20 12:38

A recente paralisação dos policiais militares no Ceará traz algumas lições fundamentais para o debate sobre segurança pública. Tanto em relação às políticas que vem sendo adotadas reiteradamente no estado – com suas insuficiências, equívocos e inadequações; quanto no que diz respeito à necessidade urgente de uma nova agenda para a área.

Áreas de atuação: Segurança pública

Mortes violentas cresceram mais de 50% em 14 municípios cearenses

28/01/20 10:33

Apesar da redução no estado, municípios do interior do CE registraram aumento de mortes violentas em 2019; feminicídios também cresceram no período. Os dados foram levantados pela Rede de Observatórios da Segurança.

Áreas de atuação: Segurança pública

Seminário no Bom Jardim marca abertura da II Semana Cada Vida Importa

12/11/19 11:42

O Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência da Assembleia Legislativa promoveu, na manhã desta segunda-feira (11/11), o seminário Cada Vida Importa, no teatro Marcus Miranda, do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ). O evento marcou a abertura da segunda Semana Estadual de Prevenção aos Homicídios de Jovens no Ceará, cuja programação segue até a próxima quinta-feira (14/11), com a realização painéis, palestras, exibições de curtas, oficinas e saraus.

Áreas de atuação: Segurança pública

VII Marcha da Periferia pede o fim do extermínio da juventude

11/11/19 16:00

Movimentos sociais e coletivos populares promoveram, na última sexta-feira (8), a VII Marcha da Periferia. Este ano, o evento teve como tema “Vidas negras importam? Nossos mortos têm vez! Periferia resiste!”. A marcha é organizada anualmente e tem como objetivo denunciar o extermínio da juventude negra. Em particular, criticar as políticas de extermínio e encarceramento em massa do governador Camilo Santana e manifestar o repúdio ao pacote anticrime de Sérgio Moro, além de resgatar a memória das crianças e dos adolescentes mortos este ano, vítimas de ações policiais, como Juan (Ceará) e Ágatha (RJ).

Áreas de atuação: Segurança pública

Assembleia Legislativa realiza capacitação de articuladores do Selo Unicef

04/11/19 10:59

A Assembleia Legislativa do Ceará sediou, nesta sexta-feira (01/11), no Auditório Murilo Aguiar, a capacitação de articuladores e mobilizadores do Selo Unicef, evento promovido pelo Fundo das Nações Unidas (Unicef) no Ceará e pelo Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência (CCPHA) da Casa. O evento antecipa as atividades da Semana Estadual de Prevenção aos Homicídios de Jovens no Ceará, a Semana Cada Vida Importa, realizada de 11 a 14 de novembro.

Áreas de atuação: Segurança pública

Caravana de combate à violência contra a mulher visita Iguatu e Icó

14/10/19 23:00

O deputado estadual Renato Roseno (PSOL) esteve nessa segunda-feira (14) nas cidades de Iguatu e Icó, na região Centro-Sul do Estado, acompanhando uma visita técnica realizada pela Procuradoria Especial da Mulher em parceria com a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania.

Áreas de atuação: Segurança pública

Sem abelhas, sem alimento: projeto quer erradicar neonicotinoides do Ceará

01/10/19 11:31

Deputado estadual Renato Roseno (PSOL) é autor de um projeto de lei que começou a tramitar na Assembleia Legislativa e que proíbe a utilização e comercialização de produtos agrotóxicos formulados com base em neonicotinoides

Áreas de atuação: Segurança pública

Morte de Juan precisa inaugurar nova relação entre polícia e comunidades, defende Renato

19/09/19 11:39

Em pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa no último dia 18, o deputado estadual Renato Roseno lamentou a morte do jovem Juan Ferreira dos Santos, solidarizou-se com a família e os amigos e cobrou do governador Camilo Santana um pedido de desculpas e uma mudança na lógica de policiamento e na relação entre a polícia e as comunidades.

Áreas de atuação: Segurança pública