Renato Roseno é pré-candidato do PSOL a prefeito de Fortaleza. Cecilia Feitoza continua presidente do partido

08/11/15 20:00

Renato Roseno e  Cecilia Feitoza se cumprimentam enquanto ela fala ao microfone

O PSOL Ceará lançou neste domingo, 8 de novembro, a pré-candidatura de Renato Roseno à Prefeitura de Fortaleza em 2016 e reelegeu Cecilia Feitoza como presidente da sigla no Ceará. As decisões foram tomadas no V Congresso Estadual do PSOL, realizado no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, que ocorre desde a sexta-feira, 6 de novembro. Todas essas decisões foram tomadas por 88 delegados e delegadas que participaram do fórum, fruto da mobilização de 44 plenárias pré-congressuais.

O congresso aprovou resoluções a partir de debates feitos em seis setoriais - mulheres, ecossocialismo, negros e negras, diversidade sexual, direitos humanos, saúde e educação. Tudo isso fortalecerá a incidência do partido nas mais diversas lutas, no interior e na capital, no próximo período.

Tendo em vista a coerência que tem guiado a construção do PSOL ao longo dos dez anos de vida, o partido seguirá defendendo a construção democrática, coerente, ecossocialista, libertária e que siga expressando os valores que a militância quer que guie a construção de outra sociedade. O PSOL é necessário para estar na luta e não para seguir o caminho de descrédito e falência que já acometeu outros partidos.

Atualmente deputado estadual em seu primeiro mandato político, Renato Roseno já concorreu duas vezes à Prefeitura de Fortaleza e uma vez ao Governo do Estado. A primeira vez que ele disputou um mandato público foi em 2006, já filiado ao Partido Socialismo e Liberdade. Como candidato a governador, terminou a disputa em terceiro lugar, com 106.184 votos.

Dois anos depois, em 2008, saiu candidato à Prefeitura de Fortaleza, recebendo 67.080 votos. Nas eleições seguintes, em 2010, postulou uma vaga como deputado federal, tendo sido o segundo mais votado na Capital e o décimo no Ceará, mas não conseguiu ser eleito em função das regras do coeficiente eleitoral.

Em 2012, Renato Roseno foi novamente candidato a prefeito de Fortaleza, obtendo mais de 11% dos votos e ficando na quinta colocação, com 148.128 votos, à frente do ex-secretário da Justiça e Cidadania do Estado Marcos Cals, candidato do PSDB, e do então senador Inácio Arruda, candidato do PCdoB.

Em 2014, concorrendo a um mandato de deputado estadual como candidato da Frente de Esquerda, formada pelo PSOL, PSTU e PCB, Renato Roseno foi o terceiro mais votado de Fortaleza e o 18º do Estado, tendo conquistado 59.887 votos em 181 dos 184 municípios – só não recebeu votos em Granjeiro, Senador Sá e Tarrafas.

Áreas de atuação: PSOL, Política