I Encontro da Juventude Camponesa LGBT reúne representantes do Norte e Nordeste

29/06/18 11:04

Na manhã de sexta-feira (29), o deputado estadual Renato Roseno conversou com os participantes do I Encontro da Juventude Camponesa LGBT do Ceará, promovido pelo Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Terra (MST), na praia da Cofeco. O encontro reuniu participantes de diversos estados das regiões Norte e Nordeste e contou com palestras, formações e apresentações artísticas.

"Para nós, as lutas contra as diversas formas de opressão, como o machismo, o sexismo, o patriarcado, o racismo, etc, são lutas estruturais. E, entre elas, a luta contra a LGBTfobia", afirmou Renato. "O capitalismo brasileiro só existe porque ele é racista, só existe porque é machista, porque é LGBTfóbico. Essas são pautas que estão no centro da superexploração econômica que o capitalismo desenvolve contra essas populações".

Segundo o deputado, assim como as mulheres, a população negra e outros sujeitos sociais, a população LGBT tem um papel fundamental na luta antifascista e contra o avanço do conservadorismo no País. "Em nossa atuação parlamentar, temos tentado fortalecer a luta LGBT através de emendas ao orçamento e projetos de lei – caso do projeto sobre o uso do nome social nas repartições públicas e da lei que cria a Semana Janaína Dutra", destacou.

Áreas de atuação: Direitos Humanos, Diversidade sexual