Renato denuncia exclusão digital no cadastro da vacinação contra Covid-19

18/06/21 19:00

O deputado Renato Roseno (Psol) enfatizou, no primeiro expediente da sessão plenária híbrida da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (17/06), a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) no combate à pandemia e apontou a exclusão digital como entrave para o avanço da vacinação contra Covid-19 no Estado do Ceará.

Roseno informou que, na última terça-feira (15/06), obedecendo ao cronograma de vacinação por idade, recebeu a primeira dose da vacina AstraZeneca. O parlamentar registrou agradecimento à ciência, ao SUS, às políticas sociais e aos trabalhadores que o acolheram no posto de saúde.

“Estamos hoje com o menor nível de investimento em políticas sociais da história recente do Brasil, menos de 3% do PIB, num momento em que, mais do que nunca, a política social se provou indispensável para defender a vida”, assinalou, reiterando o compromisso em defesa do piso salarial e carga horária do profissional de Enfermagem.

O deputado ressaltou que milhares de pessoas não tiveram acesso à primeira dose da vacina em razão da falta de acesso à internet. “Mais do que nunca, é necessário ter em conta a internet como um direito e serviço essencial”, pontuou. Para Roseno, é preciso ampliar o acesso à internet para ampliar também o acesso à cidadania.

“Se você puder cadastrar alguém que você conhece, cadastre. Essa é, talvez, uma das mais nobres tarefas a que nós possamos nos dedicar agora. Mais do que isso, temos que nos dedicar para que isso seja uma política pública: ter acesso à internet para ter acesso à vacina”, enfatizou.

O parlamentar comunicou ainda que, de acordo com o vacinômetro, há, em estoque, 185 mil doses da D1 (primeira dose) da vacina não aplicadas. “Precisamos ampliar a estrutura para ampliar a cobertura de vacinação. Para isso, é necessário ampliar número de postos para vacinação, utilizar equipamentos públicos para isso”, frisou. (Texto: ASCOM-AL /Foto: José Leomar)

Áreas de atuação: Saúde