Renato visita ocupação Fazendinha e presta apoio às famílias contra ameaças de despejo

08/06/21 18:00

O deputado estadual Renato Roseno (PSOL) esteve na tarde desta terça-feira (8) na Ocupação Fazendinha, no bairro Cambeba, em Fortaleza. O parlamentar foi prestar solidariedade e apoio às 237 famílias que moram no local. Na semana passada, esses moradores foram ameaçados de despejo por um grupo armado que se dizia representante de uma construtora. Entre o grupo, havia policiais militares à paisana que foram conduzidos à Coordenadoria de Polícia Judiciária Militar (CPJM) por violação da atividade policial.

Não há mandado judicial que justifique o despejo dessas famílias, que apenas estão lutando pelo direito fundamental à moradia - além disso, o STF decidiu que não pode haver despejo durante o período de pandemia. As famílias ocupam o local desde 27 de abril último. Após as ameaças da semana passada, os moradores relatam que estão sendo vigiados e intimidados por outras pessoas e por veículos que circulam a ocupação para observar a comunidade.

Além de Renato, os mandatos das vereadoras da Nossa Cara (PSOL) e do vereador Gabriel Aguiar (PSOL) também estão acompanhando o caso ao lado de instituições como a Comissão de Direitos Humanos da OAB, o Núcleo de Habitação e Moradia da Defensoria Pública do Estado, o Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência do Ministério Público do estado do Ceará, o Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar e as Comissões de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal.

Áreas de atuação: Moradia