Renato aprova requerimento contra o retorno das aulas presenciais no Ceará

26/05/21 13:00

Em requerimento apresentado e aprovado durante Plenário na última quinta-feira, 20, o deputado Renato Roseno demandou ao governador do Estado, Camilo Santana, que reavalie a autorização para aulas presenciais de todas as séries do Ensino Fundamental, prevista no decreto estadual 34.043, de 24 de abril de 2021.

O decreto publicado mantém as medidas de isolamento social rígido, em combate à Covid-19, no entanto, conta com a liberação de atividades. O artigo 6º do documento estendeu a liberação para aulas presenciais a todas as séries do Ensino Fundamental, mediante ocupação de, no máximo, 40% da capacidade de estudantes por sala de aula.

"Os índices de ocupação de leitos hospitalares e a taxa diária de órbitos estão em patamares significativamente maiores que os percebidos na vigência do Plano de Retomada das Atividades do ano passado. Destaco, ainda, que a autorização das aulas presenciais se deu indistintamente em todo o território cearense, mesmo em regiões que atualmente encontram-se com aproximadamente 100% dos leitos de UTI ocupados", destaca Roseno. "É importante refletir, também, sobre a existência de variantes do vírus, sendo muito mais contagiosas e letais", completa.

A situação atual da pandemia ainda é bastante grave. A totalidade dos municípios cearenses estão no nível de alerta 04, o que indica risco altíssimo. Outro indicador relevante para definir a etapa de reabertura das atividades econômicas e sociais, diz respeito à taxa de ocupação de leitos de UTI destinados a pacientes infectados pelo novo coronavírus, a qual se encontra com 88,3% de ocupação e sinaliza tendência crescente. Os dados são referentes às Semanas Epidemiológicas 19 e 20, trazidos pela plataforma Integrasus, do Governo do Estado.

O requerimento questiona as medidas adotadas pelo Governo do Estado e solicita a reavaliação pelo governador, especialmente porque contradiz a estratégia sanitária adotada pelo Poder Executivo. O documento segue o pleito que o Mandato É tempo de Resistência recebeu de diversos profissionais da educação, estudantes e respectivas famílias. (Texto e foto: Evelyn Barreto)

[+] SAIBA MAIS

Confira a íntegra do requerimento

Áreas de atuação: Saúde, Educação