Movimento LGBTQIA+ pressiona por retomada do Centro de Referência Janaína Dutra

01/07/21 20:00

Um desfecho aguardado para aqueles que lutam pelo movimento LGBTQIA+ em Fortaleza. Essa semana, após ocupação do Centro de Referência Janaína Dutra, em Fortaleza, integrantes de movimentos LGBTQIA+ conseguiram se reunir com o prefeito José Sarto, que se comprometeu a retormar o funcionamento do equipamento em sua integralidade e executar o orçamento previsto para 2021. Mais de 20 organizações que compõem o Fórum Cearense LGBT apresentaram uma pauta de reivindicações do movimento ao secretário de governo, Renato Lima, e participaram da reunião com o prefeito.

Durante a ocupação, o mandato É Tempo de Resistência esteve presente atuando na defesa do fortalecimento das políticas LGBTQIA+ em Fortaleza. Pela manhã, ainda no dia 29 de junho, foi realizada uma plenária que contou com a presença do deputado estadual Renato Roseno (PSOL), da vereadora Lila Salu (mandata coletiva Nossa Cara - PSOL), Larissa Gaspar (PT) e do vereador Ronivaldo Maia (PT). Estiveram também as assessorias dos mandatos do vereador Gabriel Aguiar (PSOL) e deputado Elmano Freitas (PT), além da coordenadora de diversidade sexual no município, Dediane Souza.

"É uma vitória importante. O prefeito acolheu a pauta de reivindicações do movimento de forma integral. Também se comprometeu em executar o orçamento e em retomar o centro de referência em seu pleno funcionamento", afirmou Renato, que é autor de emenda orçamentária para políticas de acolhimento para a população LGBTs em vulnerabilidade. Após a reunião do prefeito com as organizações LGBTQIA+, ficou definido que será criado um grupo de trabalho com representantes do movimento, gestão municipal e mandatos para acompanhar as políticas e elaborar ações práticas em médio e longo prazo.

De 2018 até o último dia 26 de junho, a Prefeitura de Fortaleza executou zero por cento do orçamento destinado ao programa “Promoção e Defesa da Cidadania e dos Direitos Humanos da População LGBT”. A informação é de levantamento feito pelo o coletivo Flor no Asfalto, atuante no bairro Lagamar, em Fortaleza. (Texto: Evelyn Barreto / Foto: Divulgação)

Áreas de atuação: Direitos Humanos, Diversidade sexual