Renato Roseno vai a Canindé em primeira visita ao Interior de 2016. Mandato fez 93 viagens a 41 cidades em 2015

26/01/16 17:59

Renato Roseno, em pé, fala para estudantes  em aula inaugural do Curso de Especialização em Planejamento e Gestão de Políticas Públicas

O deputado estadual Renato Roseno (PSOL) foi o convidado para palestra sobre governabilidade, direitos sociais e políticas públicas, em aula inaugural do Curso de Especialização em Planejamento e Gestão de Políticas Públicas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus de Canindé. O parlamentar esteve na cidade nessa segunda-feira, 25 de janeiro, na primeira visita ao Interior em 2016.

Ao longo de 2015, o mandato percorreu todas as regiões do Ceará, realizando 93 visitas a 41 dos 184 municípios. Atendendo a convites ou por iniciativa própria, as visitas às sedes e distritos dos municípios permitem à equipe acompanhar de perto a realidade dos cearenses que estão longe dos espaços de poder e decisão política. As atividades nesses locais envolvem conversas com os moradores, audiências públicas e debates sobre diversos temas, como acesso à justiça, controle social, infraestrutura, meio ambiente, redução da idade penal, violência contra a mulher e contra a população LGBT.

Em 15 cidades, o mandato já esteve mais de uma vez. A maioria das viagens foi feita pelo próprio deputado, algumas em companhia de assessores e outras por integrantes da equipe.

Apenas em Canindé, foram três visitas em 2015, todas com a presença de Renato Roseno e da assessora regional Vânia Vasconcelos. A primeira visita à cidade foi em 29 de agosto, quando a Associação dos Artesãos de Canindé recebeu o deputado para o debate sobre direitos da infância e adolescência. Em setembro, no dia 20, o mandato participou da plenária pré-congressual do PSOL, momento de diálogo, debate e preparação para o V Congresso Estadual do PSOL.

Em outubro, no dia 31, o mandato foi até a comunidade de Ipueira dos Gomes, atendendo ao convite dos moradores, que receberam a equipe na sede da associação comunitária e casa de sementes. Durante o encontro, com a presença também da assessora de Cultura Andréa Bardawil, os moradores falaram sobre a dificuldade de estabelecer interlocução com o Legislativo e o Executivo e manifestaram descrédito nas alternativas políticas locais. Depois de constatar que a obra do posto de saúde na comunidade não foi concluída e de saber que os operários estão com salários atrasados, que os poços profundos prometidos não foram executados e que falta quadra esportiva para crianças e adolescentes, o deputado assumiu o compromisso de encaminhar as denúncias aos órgãos responsáveis pelas providências.

Mandato no interior: Alcântaras, Amontada, Aracati (duas visitas), Aquiraz, Banabuiú (três visitas), Barbalha, Barro, Beberibe, Bela Cruz, Canindé (quatro visitas), Cariús, Caucaia (onze visitas), Crateús (quatro visitas), Crato (dez visitas), Icapuí, Icó, Iguatu (sete visitas), Independência, Itapipoca (duas visitas), Itatira (duas visitas), Jaguaribara, Jaguaretama, Juazeiro do Norte (quatro visitas), Lavras da Mangabeira, Limoeiro do Norte (três visitas), Morada Nova, Maracanaú (cinco visitas), Moraújo, Orós, Pacatuba, Paracuru, Quixadá (cinco visitas), Quixelô, Quixeramobim, Saboeiro, Santa Quitéria (duas visitas), São Gonçalo do Amarante, Senador Pompeu, Sobral (duas visitas), Várzea Alegre (três visitas) e Viçosa do Ceará.

Áreas de atuação: Política