Empossada nova diretoria da Escola Superior do Parlamento (Unipace)

30/03/23 18:00

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão (PDT) empossou, na última quinta-feira (30/03), a nova diretoria da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace). A deputada estadual Gabriella Aguiar (PSD) ocupará a presidência da instituição de ensino para o biênio 2023/2024. Para a vice-presidência, foi designado o deputado estadual Renato Roseno (Psol), enquanto Lídia Andrade Lourinho assumiu a direção acadêmica da Escola Superior. A solenidade de posse foi realizada no primeiro andar do Edifício José Euclides Ferreira Gomes (anexo II do Poder Legislativo), na sede da Unipace.

Segundo Renato, o objetivo da nova direção é fazer com que a Unipace reafirme seu caráter de ema escola de formação dos trabalhadores e trabalhadoras do serviço público, mas também que se coloque como uma escola de cidadania. "A Unipace será também uma instituição voltada para os direitos humanidade e será uma referência de formação de cidadania para a população. A escola precisa cumprir esse duplo papel. Há uma vocação já consolidada de escola de governo, e, por outro lado, uma escola de cidadania e extensionista para a comunidade", defendeu.

Em seu discurso de posse, o deputado lembrou que, em um passado recente, "vozes anticientificistas" levaram 700 mil brasileiros à morte. "Por isso, mais do que nunca, precisamos apostar na educação, na elevação da razão, na ciência e na cidadania. Esta escola, portanto, tem duplo objetivo: a cidadania e a melhor formação possível, baseada na compreensão da realidade brasileira", enfatizou.

Durante a solenidade, Evandro Leitão lembrou que, ao iniciar o primeiro mandato de presidente do poder legislativo estadual, em 2021, tinha como foco aproximar o parlamento da sociedade. "Todos nós temos a compreensão de que nossas competências vão além de fiscalizar os atos do Poder Executivo e legislar", afirmou.

Segundo o presidente da Alece, o parlamento precisa escutar as demandas da sociedade. "Uma das pautas mais importantes, seja qual for a sociedade, sobretudo em um estado do semiárido nordestino, é a educação", afirmou. Evandro asseverou que a pauta da educação é levada pelo Ceará para todo o País. "A educação é uma referência no Estado e nós, como parlamento, não poderíamos passar em branco, já que podemos fazer algo para contribuir também com o setor educacional do Ceará", disse Evandro Leitão.

A nova presidente da Unipace disse que a gestão que se inicia será participativa. "Uma mulher, na figura de poder, precisa incluir outras mulheres", assinalou Gabriela Aquiar. Ela disse que a Unipace irá chegar a todos os 184 municípios cearenses, para, junto com Câmaras e gestões municipais, buscar a qualificação dos servidores, assessores e gestores. (Texto: Ascom Alece / Foto: José Leomar)

Áreas de atuação: Educação, Política