O nosso mandato fez uma intensa agenda no Cariri, no início desta semana, entre os dias 2 e 4 de junho. Temas como cultura, direitos humanos e educação, por exemplo, motivaram nossa participação em eventos, atos públicos, reuniões, plenárias e formações. “A região sempre foi uma importante aliada nas nossas lutas. Aqui, além de pulsar a cultura popular e a mobilização acontece em vários territórios”, define Roseno.
No domingo (02), participamos da Festa de Santo Antônio, em Barbalha, que abre os festejos juninos do Nordeste. O evento é reconhecido, desde 2015, como Patrimônio Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Berço da cultura popular do nosso estado, mais de 80 grupos coloriram as ruas do Centro Histórico, levando alegria, memória e tradição ao povo. “É por isso que a gente luta tanto por linhas de cultura que valorizem e reconheçam a cultura popular”, defende Roseno.
Na manhã seguinte, o parlamentar fez uma visita ao prédio, em Crato, que vai receber uma sucursal do Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar (EFTA) e do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil, o CIADI. A ação faz parte da proposta de regionalizar os órgãos da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).
O deputado estadual foi recebido, em Crato, pelo prefeito Zé Ailton Brasil, que apresentou o espaço que será cedido pela Prefeitura Municipal à Alece. “Com a chegada no Cariri, a nossa expectativa é que o órgão esteja mais próximo, numa região onde se ampliam os conflitos fundiários, as lutas pela terra, pela água e pelos direitos das populações indígenas e quilombolas”, acredita Roseno.
“O escritório está chegando no Cariri para atender as demandas da região. Nós já atuamos aqui em alguns casos. É alegria ver que as obras estão em excelente andamento”, conta Patrícia Oliveira, coordenadora do EFTA, que esteve na visita. A seleção para advogado do Escritório, que atuará no Cariri, está em andamento. A previsão é que seja concluído no próximo dia 19. A inauguração deve ocorrer até o fim de junho.
Ainda na expectativa da chegada do EFTA no Sul do Ceará, o mandato realizou uma plenária, na última segunda-feira (03), reunindo diferentes movimentos sociais e atores da cultura popular do Cariri, na sede do Grupo de Valorização Negra do Cariri (Grunec). O momento serviu de escuta para conhecer as principais demandas e as diferentes ações que vêm sendo desenvolvidas na região.
“Conseguimos nos encontrar com representantes de territórios indígenas, quilombolas, do movimento negro, da agricultura familiar, da cultura popular, do hip hop, de comunidades atingidas por grandes empreendimentos, ativistas ambientais, do movimento estudantil, docentes. Um momento muito valioso para construir os nossos próximos passos”, completa Roseno.
Luta pela educação
O último dia foi de encontro com os docentes da Universidade Regional do Cariri, a partir da intervenção do Sindicato dos e das Docentes da Universidade Regional do Cariri (Sindurca). A entidade representativa dos professores fez uma reunião no campus do Pimenta, em Crato. Em seguida, apresentou as condições precárias das unidades que recebem os cursos de Educação Física, Medicina, Direito e o Centro de Artes, que acolhe Artes Visuais e Teatro. “As universidades estaduais estão em mobilização por melhores condições de infraestrutura, permanência estudantil e valorização dos profissionais. São situações precárias, que exigem atenção orçamentária”, avalia Roseno.
À tarde, o parlamentar participou de uma formação no Centro Socioeducativo José Bezerra, em Juazeiro do Norte, voltado aos profissionais que atuam naquela unidade. Em seguida, retornamos ao Crato para participar do lançamento do programa Kariri Criativo, que contou com a participação da ministra da Cultura, Margareth Menezes. Além disso, foi celebrado o novo marco regulatório de fomento à cultura.