Roda de conversa em Fortim: Renato manifesta apoio a comunidades

26/04/18 10:23

Os impactos da especulação imobiliária na zona de praia sobre comunidades tradicionais, problemas de liberação do seguro-defeso para os pescadores e conflitos fundiários decorrentes da falta de regularização das terras. Esses e outros temas foram tratados na roda de conversa da qual Renato Roseno participou na noite da última quarta-feira (25) em Fortim, no litoral leste do Ceará.

Renato conversou com a comunidade, manifestou sua solidariedade aos moradores e moradoras e se dispôs a mediar o diálogo e acompanhar as tratativas junto a instituições como o Ministério Público e as secretarias estaduais.

Um dos problemas discutido foi a situação dos cerca de 300 pescadores que estão sem receber o seguro-defeso em função de problemas no licenciamento das embarcações. Outra questão foi a especulação imobiliária na zona costeira, que está ameaçando as comunidades tradicionais da Praia das Agulhas. Por fim, as famílias do distrito Fazenda Chapéu estão denunciando as ameaças de violência física e patrimonial por parte de agentes ligados à especulação imobiliária.

Áreas de atuação: Meio ambiente