Seminário de Direitos Humanos reúne organizações e movimentos na Assembleia Legislativa do Ceará

03/03/15 08:39

Material de divulgação do seminário com palavras-chave relacionadas a afirmação ou violação de direitos humanos

Um seminário para traçar um diagnóstico das demandas de direitos humanos no Ceará será realizado nessa quarta-feira, 4 de março, a partir das 13 horas, na Assembleia Legislativa do Ceará. A proposta foi apresentada por Renato Roseno e incorporada e apoiada por Zé Ailton Brasil e Moisés Braz, todos membros da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania. “Em vez de oferecer uma pauta, a Comissão vai receber a pauta dos movimentos sociais como um exercício da democracia”, argumentou Renato.

Os diversos movimentos vão se reunir entre si, das 13h às 15h, para em seguida apresentar as propostas aos parlamentares que integram o colegiado. Os interessados em participar do seminário devem se dirigir ao Complexo das Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa do Estado - Av. Desembargador Moreira, 2807 - Dionísio Torres.

Comissão de Direitos Humanos e Cidadania em diálogo com os movimentos sociais será um evento aberto a todos os segmentos que atuam na defesa dos direitos de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos; gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais; familiares de vítimas de homicídio; mulheres que sofrem a violência de gênero; trabalhadores; populações mais afetadas com a escassez de água; indígenas; negros; pessoas com deficiência; pessoas em luta pela moradia; entre outros. O convite está sendo dirigido aos movimentos com atuação junto a população de rua, sindicatos, população carcerária ou que que trabalham com os temas educação, diversidade cultural e religiosa, raça e etnia, terra, território e questão ambiental, moradia e conflitos urbanos, cultura e comunicação.

Algumas das muitas instituições, organizações e movimentos convidados: Fórum Cearense de Mulheres, Marcha das Mulheres Negras, Articulação de Mulheres Brasileiras, Pastoral do Menor, Rede Primeira Infância, Campanha Criança não é de Rua, Centro Popular de Cultura e Ecocidadania, Frente da Moradia, Federação de Bairros e Favelas, Pastoral Carcerária, Associação de Egressos, Articulação Antinuclear do Ceará, Fórum Cearense de Convivência com o Semiárido, Centro de Defesa de Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza, Movimento Negro Unificado, Rede de Saúde e Religião​, Associação de Terreiros, Frente Cearense contra a Redução da Maioridade Penal, Pastoral da Juventude, União dos Estudantes Secundaristas da Região Metropolitana, Levante Popular da Juventude, Comissão em Defesa do Direito à Educação, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Associação de Surdos do Ceará, Movimento Nacional da População de Rua.

Áreas de atuação: Direitos Humanos