Comissão de Direitos Humanos: seminário reafirma diálogo com movimentos sociais

27/03/19 19:26

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa promoveu, na tarde da última terça-feira (26/03), no auditório Murilo Aguiar, o III Seminário de Diálogo com os Movimentos Sociais do Estado do Ceará. O encontro foi resultado de um requerimento do deputado estadual Renato Roseno (Psol), presidente da Comissão, e teve como objetivo ampliar e fortalecer a interlocução com os diversos lutadores e lutadoras sociais cearenses.

Segundo Renato Roseno, a ideia é avançar na construção coletiva de pautas prioritárias para a atuação do colegiado. O evento contou com a presença de representantes de cerca de 40 entidades e 16 municípios e foi dividido em quatro temáticas gerais: populações socialmente descriminadas; violência institucional; terra, território e meio ambiente; e moradia.

Entre as pautas discutidas, o seminário tratou de temas como o processo de criminalização dos movimentos sociais, que se acirrou com o novo governo; a invasão dos territórios tradicionais por grandes empresas de turismo; a flexibilização do licenciamento ambiental no Ceará; o avanço do agronegócio no Interior, com aumento do uso de agrotóxicos; os retrocessos políticos com a retirada de direitos sociais; a violência de gênero; e a urgência das questões quilombolas e indígenas.

"O seminário foi um momento de escuta, por parte do colegiado, não só da experiência dos movimentos em suas trincheiras específicas, mas também da avaliação que todos esses protagonistas estão fazendo sobre o cenário político em âmbito nacional e local, bem como as perspectivas das lutas sociais e as estratégias de atuação", afirmou Renato, que explica que o objetivo foi promover um encontro amplo, em que se pode pensar a luta em defesa dos direitos humanos à luz das demandas de seus diversos protagonistas: pessoas com deficiência, negros, indígenas, quilombolas, mulheres, crianças, movimento LGBT, juventude, idosos, pesquisadores, trabalhadores do setor público e privado e outros.

Áreas de atuação: Direitos Humanos