Sessão celebra os 25 anos da Associação de Voluntários do Hospital São José

07/06/19 10:37

Trinta e dois voluntários do Hospital São José foram homenageados, nesta quinta-feira (06/06), em sessão solene no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa. A solenidade, de iniciativa do deputado Renato Roseno (Psol), celebrou os 25 anos de atividades da Associação de Voluntários do Hospital São José (AVHSJ). Renato Roseno destacou que a solenidade é um reconhecimento ao trabalho das pessoas que integram a Associação e momento também de enfatizar a importância do fortalecimento das políticas públicas de saúde, em especial, da prevenção e da atenção ao HIV/AIDS. Segundo o parlamentar, boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) apontou o registro de 35 novos casos por semana no estado.

“Há 25 anos – naquele momento em que se vivia, sobretudo, sob o manto do medo, do desconhecimento, da desinformação, de um profundo preconceito e de tão grande estigma – nascia uma associação de voluntários e voluntárias. Atravessando todos esses sentimentos negativos em relação às doenças infectocontagiosas, mas, sobretudo, ao HIV/AIDS, essas pessoas se dispuseram a realizar, de forma voluntária, talvez um dos mais elevados sentimentos humanos que é o do acolhimento, da solidariedade, da compaixão em relação ao próximo”, enfatizou.

A secretária executiva da Sesa, Tânia Mara Silva Coelho, elogiou o trabalho desenvolvido pelos voluntários da AVHSJ e lamentou que, mesmo após 25 anos, o preconceito ainda não tenha desaparecido. “Vinte e cinco anos se passaram, mas ainda tem muito preconceito, e vocês fazem a diferença, vocês levam o amor aos pacientes. Para mim, vocês são os heróis do Hospital São José”, ressaltou.

Texto alternativo

Para o diretor geral do Hospital São José, Edson Abreu, a AVHSJ tem realizado um trabalho de beleza imensurável e de valor incalculável com os pacientes do hospital. “Os recursos utilizados por seus membros, além de não ter preço, nenhuma tecnologia nunca substituiu e nem nunca substituirá, que é a escuta e a palavra, pois somente um ser humano é capaz de compreender outro ser humano”, acentuou.

“Ser voluntário, por si só, é uma manifestação do nosso melhor enquanto seres humanos que amam e cuidam e enquanto cidadãos comprometidos com o bem-estar coletivo. E ser voluntário com pessoas soropositivas – em um contexto que já foi de total exclusão – pede um tanto de loucura, como bem nos disse a voluntária Mirtes Brígido, nossa fundadora”, pontuou a vice-presidente da Associação de Voluntários do Hospital São José (AVHSJ), Sandra Regina Teles Câmara.

Renê Herculano, coordenador do Fórum ONGs AIDS, parabenizou a associação pela grandeza do trabalho, superação e resistência. “É importante ressaltar a sempre presença dessa instituição na vida desse fórum que completa 20 anos no nosso estado e a tão necessária importância de a gente estar junto enquanto redes, movimentos e instituições”, frisou.

Texto alternativo

Welington Martins, representando os pacientes do Hospital São José, expressou sua gratidão ao Hospital São José por ter aberto as portas para ele, uma vez que o preconceito sofrido ainda é grande. “Eu só tenho mais a agradecer a Deus por estar vivo. Fico muito honrado por me tratar no hospital, eu sou muito bem recebido lá”, relatou.

Durante a solenidade, a associação entregou ainda comendas de honra ao mérito aos ex-voluntários e às ex-voluntárias do Hospital São José. Também participaram da solenidade o médico infectologista Anastácio Queiroz e a coordenadora de comunicação da AVHSJ, Nathália Cardoso. (Texto: Ascom AL / Fotos: José Leomar)

Áreas de atuação: Saúde