Sonia Guajajara: "Não há como separar as lutas do campo e da cidade"

26/02/18 11:19

"Não tem como separar a luta do campo e a luta da cidade". A frase é da líder indígena maranhense Sonia Guajajara, que participou em Fortaleza, na última sexta-feira (23), do debate "Luta indígena: água e territórios", na Assembleia Legislativa. Representante da Articulação dos Povos Indígenas e pré-candidata a presidência da República, Sonia veio ao Ceará a convite do mandato do deputado Renato Roseno, em parceria com o setorial ecossocialista Zé Maria do Tomé, do PSOL cearense.

"O vento que chega aqui na cidade depende da luta que a gente faz lá no campo. E é uma luta que a gente faz naturalmente, simplesmente com o nosso próprio meio de vida", afirmou Sonia. Junto com representantes de etnias indígenas cearenses, Guajajara denunciou o recrudescimento dos conflitos nos territórios e a ofensiva sobre os direitos em curso no Brasil e, em particular, no Ceará, estado em que apenas duas etnias conseguiram a demarcação de terras.

Entre os debatedores, estavam os cearenses Rosa Pitaguary, Clécia Pitaguary e Climério Anacé, além do ex-deputado João Alfredo (PSOL), professor de direito ambiental. "A sociedade precisa compreender a importância da luta que a gente faz lá no campo, a luta pelos território, pela demarcação. Porque isso garante a preservação dessas áreas e garante a própria vida nas cidades", alertou Sonia.

Confira íntegra do debate em nossa página do facebook: http://bit.ly/2HPQsCI

Áreas de atuação: Meio ambiente