The Intercept: empresa cearense ganha contratos para entregar quentinhas a presos inexistentes

06/07/20 16:18

Reportagem do site The Intercept Brasil divulgada nesta segunda-feira (6) traz denúncia sobre empresária que recebe milhões em contratos com o governo do Ceará para entregar quentinhas a presos inexistentes. Segundo a matéria, Idalina Sampaio Muniz Gomes de Mattos, proprietária da empresa ISM Gomes de Mattos, conquistou quase metade dos contratos de refeições para presídios cearenses nos últimos 12 anos, se tornando a principal fornecedora do governo estadual no ramo e recebendo por quentinhas que não precisa entregar.

"(A empresa) atende 14 penitenciárias do estado. Tem sido um bom negócio. Um exemplo é o contrato 085/2019, assinado sem licitação em dezembro e encerrado no fim de junho. Por R$ 28,5 milhões, o governo comprou quatro refeições diárias por seis meses para cerca de 13 mil detentos e, aproximadamente, 1 mil servidores de oito unidades prisionais do estado", diz a reportagem, assinada pela jornalista Nayara Felizardo. "No entanto, em abril, segundo dados da Secretaria de Administração Penitenciária, havia menos de 9 mil presos nas unidades prisionais que constavam no convênio".

A diferença identificada é de 16 mil refeições diárias. Ainda assim, a ISM segue recebendo pelo valor total do contrato com o governo Camilo Santana (PT). Além disso, duas prisões para as quais Mattos forneceria comida neste contrato e que seriam inauguradas em janeiro deste ano, a Unidade Provisória Regional e uma prisão de segurança máxima, inclusive, ainda seguem em construção e não receberam nenhum preso. Outra irregularidade são refeições duplicadas para os mesmos presídios. Entre 2013 e 2014, as três Casas de Privação Provisória de Liberdade, de Itaitinga, na região metropolitana de Fortaleza, constavam ao mesmo tempo em dois contratos de fornecimento de quentinhas.

[+] Confira aqui a íntegra da matéria produzida pelo The Intercept.

Áreas de atuação: Direitos Humanos