Com inépcia do governo federal, óleo nas praias vira tragédia ambiental no Nordeste

15/10/19 13:00

O deputado estadual Renato Roseno (Psol) criticou, no primeiro expediente da sessão plenária desta terça-feira (15/10) da Assembleia Legislativa, a inércia e a inépcia do Governo Federal diante do derramamento de óleo cru na costa marítima do Nordeste.

O parlamentar lembrou que quase dois meses se passaram desde o primeiro registro do derramamento de óleo cru, no dia 30 de agosto, e nenhum plano de contingência foi acionado pelo Ministério do Meio Ambiente. “Foram contaminados 2.100 quilômetros de faixa de praia do Nordeste, compreendendo cerca de 30% da faixa, totalizando 130 praias contaminadas. Especialistas garantem que é um desastre sem precedentes no Brasil, impactando fauna e flora aquáticas”, explicou. "Isso revela mais uma vez que estamos diante de uma gestão inepta e inapta para lidar com os problemas do Brasil, em particular na área ambiental".

Renato chamou atenção para a urgência do problema e cobrou medidas emergenciais das autoridades. “Após 24h do registro, medidas já deveriam ter sido tomadas. Estamos em outubro e foi preciso que a Justiça Federal obrigasse o Governo Federal a tomar providências em estados como Sergipe, pois apenas os governos municipais das cidades atingidas iniciaram trabalho de coleta manual do material, além do belo trabalho voluntário da população. Precisamos investigar que embarcação vazou esse óleo e cobrar da companhia responsável, do ponto de vista jurídico, e pensar em medidas de recuperação dos ecossistemas marinhos”, alertou.

O deputado apontou ainda os impactos negativos que o desastre deve gerar no turismo. "Estamos próximos da alta estação. Atividades como a carcinicultura e aquicultura estão ameaçadas, além de espécies marinhas. Portanto, conclamo o legislativo cearense para cobrarmos das autoridades federais e estaduais os investimentos e ações necessários para investigação do caso e a recuperação deste ecossistema”, solicitou. (Texto: Felipe Araújo, com informações da Ascom-AL / Foto: Divulgação Governo Sergipe)

[+] Confira aqui a íntegra do pronunciamento de Renato.

Áreas de atuação: Meio ambiente