Por territórios livres de veneno, defendemos a Lei Zé Maria do Tomé

18/06/21 15:00

Em artigo publicado no jornal Brasil de Fato, Leandro Cavalcante, professor da UFRN, doutor em Geografia e ativista do M21, reafirma a importância da Lei Zé Maria do Tomé (lei estadual 16.820/19), de autoria do nosso mandato, na luta contra os agravos causados pela pulverização aérea de agrotóxicos.

Áreas de atuação: Agrotóxicos

Fiocruz reafirma importância da lei que proibiu pulverização aérea de agrotóxicos

16/04/21 17:00

Em recomendação sobre adoção de medidas em casos de contaminação ambiental e exposição humana decorrentes da pulverização aérea de agrotóxicos em Nova Santa Rita/RS, a Fundação Oswaldo Cruz citou a lei 16.820/19, de autoria do deputado estadual Renato Roseno (PSOL) , e reafirmou a importância da proibição da pulverização aérea de agrotóxicos.

Áreas de atuação: Agrotóxicos

Em versão virtual, Semana Zé Maria do Tomé celebra luta pela justiça social no campo

12/04/21 17:00

Em sua décima edição, a Semana Zé Maria do Tomé este ano acontecerá de forma remota durante os dias 19 a 23 de abril. Com o tema "ZÉ MARIA DO TOMÉ VIVE! A luta continua e a r-existência se faz vida!", movimentos sociais e comunidades da Chapada do Apodi reivindicam justiça pelo assassinato do líder comunitário Zé Maria do Tomé, que este ano completa 11 anos.

Áreas de atuação: Agrotóxicos

Agronegócio manipula dados e espalha desinformação sobre proibição da pulverização aérea

11/03/21 19:00

Seja na imprensa, onde promove campanha sistemática de desinformação e manipulação, em particular através de colunistas comprometidos com seus interesses; seja na seara judicial, onde ingressou com várias ações; grandes corporações agrícolas vêm atuando para deslegitimar a lei Zé Maria do Tomé e derrubar a proibição da pulverização aérea.

Áreas de atuação: Agrotóxicos

Em audiência pública da Comissão de Orçamento, Renato critica isenção para agrotóxicos

02/03/21 13:00

Durante audiência pública da Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação, realizada na tarde da última segunda-feira (1) e que contou com a presença da titular da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz), Fernanda Pacobahyba, Renato Roseno alertou que o Ceará não pode seguir oferecendo isenção tributária para agrotóxicos; sobretudo, neste momento de grave crise social e econômica decorrente da pandemia do coronavírus.

Áreas de atuação: Agrotóxicos

Agrotóxicos: live comemora os dois anos da proibição da pulverização aérea no CE

20/01/21 20:00

Durante transmissão, o deputado conversou com a professora, Raquel Rigotto, com o diretor nacional do MST-CE, Gene Sousa, e com a filha do militante Zé Maria do Tomé, Márcia Xavier

Áreas de atuação: Agrotóxicos

PFDC defende constitucionalidade de leis que proíbem pulverização aérea de agrotóxicos

25/05/20 11:30

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) encaminhou ao procurador-geral da República, Augusto Aras, um conjunto de argumentos em defesa das leis municipais que proíbem a pulverização aérea de agrotóxicos.

Áreas de atuação: Agrotóxicos

Governadores renovam isenção de R$ 6 bi para agrotóxicos em meio à crise

24/04/20 16:36

Mesmo com falta de verbas para combater Coronavírus, secretários estaduais renovaram benefício bilionário no comércio de agrotóxicos; MT, SP e RS deixam de arrecadar R$ 3 bi por ano. O desconto do ICMS é o principal item da “bolsa agrotóxico”, pacote de benefícios que o agronegócio recebe do governo. No Ceará, o deputado estadual Renato Roseno (Psol) lembra que o benefício não é dirigido aos alimentos da cesta básica

Áreas de atuação: Agrotóxicos

Zé Maria do Tomé: 10 anos de uma memória feita de lutas em defesa da vida

20/04/20 22:31

Hoje faz dez anos da morte de Zé Maria do Tomé. Assassinado em 21 de abril de 2010, numa emboscada covarde nas proximidades de sua casa, o líder comunitário, mártir camponês da luta contra os agrotóxicos na Chapada do Apodi, segue presente e vivo na memória e na inspiração dos que seguem defendendo a agroecologia e a justiça social no campo.

Áreas de atuação: Agrotóxicos

STF pode derrubar benefícios fiscais aos agrotóxicos

17/02/20 17:00

O Supremo Tribunal Federal (STF) julga na próxima quarta-feira, dia 19 de fevereiro, uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que questiona a concessão de benefícios fiscais aos agrotóxicos.

Áreas de atuação: Agrotóxicos