Povos Indígenas no Ceará: aprovado PL que garante reconhecimento e direitos

05/12/19 19:54

Construído em parceria com o movimento indígena cearense, o projeto de lei 402/2019, que reconhece a existência, a contribuição e os direitos dos povos indígenas no Estado do Ceará, de autoria do deputado estadual Renato Roseno (PSOL), foi aprovado na manhã de hoje na Assembleia Legislativa.

Áreas de atuação: Cultura

Dia da Consciência Negra: uma data para reafirmar a resistência ao racismo

20/11/19 11:12

Em pronunciamento no plenário da AL na manhã de quarta-feira, o deputado estadual Renato Roseno lembrou as agressões detestáveis feitas por deputados do PSL ao trabalho do chargista Latuff, à memória de Marielle e ao movimento negro nos lembram que é preciso celebrar a resistência contra as opressões, as desigualdades e as inúmeras formas de racismo que ainda marcam a sociedade brasileira

Áreas de atuação: Cultura

Danielle Tega e a luta das mulheres nas ditaduras brasileira e argentina

05/11/19 20:37

Na noite da última segunda-feira (4), na sede do PSOL-CE, o mandato É Tempo de Resistência promoveu o lançamento do livro “Tempos de dizer, tempos de escutar”, de Danielle Tega, com apresentação da professora Adelaide Gonçalves (História-UFC). O livro recupera testemunhos de mulheres que lutaram contra as ditaduras militares no Brasil e na Argentina e tiveram suas vidas, de diferentes formas, atravessadas pelos horrores da repressão.

Áreas de atuação: Cultura

AL aprova Dia Estadual da Literatura Infantil em homenagem a Horácio Dídimo

06/06/19 12:02

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou na última quarta-feira (5) o projeto de lei 263/19, de autoria do deputado estadual Renato Roseno (PSOL), que institui a data, escolhida em homenagem ao aniversário do professor e escritor Horácio Dídimo (1935-2018).

Áreas de atuação: Cultura

Povos indígenas denunciam atraso na demarcação de terras

23/05/19 10:33

Na última quarta-feira (22), uma audiência pública realizada pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia discutiu a situação dos povos indígenas cearenses. O encontro foi resultado de um requerimento feito pela Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará (Fepoince) e foi presidido pelo deputado estadual Renato Roseno (PSOL).

Áreas de atuação: Cultura

Dia Estadual da Literatura Infantil: projeto de lei faz homenagem a Horácio Dídimo

12/04/19 10:29

Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Renato Roseno (PSOL) cria o Dia Estadual da Literatura Infantil, a ser comemorado, anualmente, no dia 23 de março, aniversário do professor e escritor Horácio Dídimo.

Áreas de atuação: Cultura

Proteção de dados: uma política fundamental para democracia e para os direitos humanos

31/03/19 21:14

O mandato É Tempo de Resistência, do deputado estadual Renato Roseno (PSOL), promoveu na última sexta-feira (29), em parceria com a Cripto Baião Fortaleza 2019 e com o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, o debate “Proteção de dados pessoais na internet”

Áreas de atuação: Cultura

Ampliação da Política Nacional Cultura Viva no Ceará é tema de debate na AL

29/03/19 09:16

Audiência pública foi requerimento do deputado estadual Renato Roseno (PSOL). Instituída em 2014, a Política Nacional de Cultura Viva tem sua origem no Programa Nacional de Promoção da Cidadania e da Diversidade Cultural, idealizado em 2004. No Ceará, essa política cultural se tornou lei estadual em julho de 2018.

Áreas de atuação: Cultura

Cearense Mailson Furtado vence Prêmio Jabuti com direito a troféu de "livro do ano"

20/11/18 09:00

Na última segunda-feira (19), o deputado estadual Renato Roseno (PSOL) apresentou requerimento ao presidente da Assembleia Legislativa pedindo voto de congratulações ao escritor cearense Mailson Furtado Viana, que venceu o Prêmio Jabuti, mais importante honraria da literatura brasileira

Áreas de atuação: Cultura

Guerra cultural quer esconder destruição de direitos e entrega da soberania

08/11/18 13:54

Em pronunciamento feito nesta terça-feira no plenário da Assembleia Legislativa, Renato Roseno denunciou a estratégia de setores conservadores de lançar sobre a opinião pública uma grande cortina de fumaça, baseada em falsos debates morais, para esconder os reais problemas sociais e econômicos do País

Áreas de atuação: Cultura