Emendas de Renato à LDO garantem transparência e ampliam combate a fake news

04/09/20 12:00

Durante sessão plenária de votação presencial e virtual desta quinta-feira (03/09), a Assembleia Legislativa aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2021. A matéria foi aprovada com 18 emendas dos deputados estaduais, sendo seis de autoria do deputado Renato Roseno (PSOL).

Áreas de atuação: Democratização da comunicação

AL aprova moção de repúdio à postura de Bolsonaro contra jornalistas

12/03/20 12:50

O plenário da Assembleia Legislativa aprovou na manhã desta quinta-feira (12) uma moção de repúdio à postura de Bolsonaro contra a imprensa e os jornalistas. De autoria do deputado estadual Renato Roseno (PSOL), o requerimento critica as repetidas agressões do presidente contra os veículos de imprensa e, em particular, o gesto de escárnio encenado por um humorista em resposta aos questionamentos dos jornalistas relativos ao pequeno crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2019.

Áreas de atuação: Democratização da comunicação

Proteção de dados: uma política fundamental para democracia e para os direitos humanos

31/03/19 21:14

O mandato É Tempo de Resistência, do deputado estadual Renato Roseno (PSOL), promoveu na última sexta-feira (29), em parceria com a Cripto Baião Fortaleza 2019 e com o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, o debate “Proteção de dados pessoais na internet”

Áreas de atuação: Democratização da comunicação

Nova política passa pela democratização da comunicação e da cultura, defende Renato

10/10/17 10:27

Debate do "Vamos! Sem Medo de Mudar o Brasil" levanta discussão sobre democratização da comunicação e da cultura. Para Renato, trata-se de um direito humano fundamental para garantir a liberdade de expressão e a pluralidade de ideias

Áreas de atuação: Democratização da comunicação

Internet é tema de audiência pública e de filme com lançamento gratuito em Fortaleza no Cinema Dragão do Mar, dias 8 e 9 de maio

29/04/16 09:19

Os dias 8 e 9 de maio serão importantes para os interessados em entender melhor o universo da internet. Pauta recorrente nos últimos tempos, especialmente depois do anúncio das operadoras de telefonia sobre a possibilidade de limitação do uso de dados dos planos de banda larga, a internet é o tema central do filme FREENET, que será lançado em sessão gratuita no Cinema do Dragão do Mar, dia 8, às 18 horas. O filme passeia pelo Quênia, Índia, Estados Unidos, China, Brasil e Uruguai mostrando iniciativas e obstáculos para a democratização do acesso à internet, a liberdade de acesso e compartilhamento de conteúdo, a privacidade e a garantia de neutralidade da rede. Após a exibição haverá bate-papo sobre acesso e direitos humanos na rede com o diretor Pedro Ekman; a professora do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará (UFC) e autora do blog feminista Escreva Lola Escreva, Lola Aronovich; e o integrante do coletivo Suricate Seboso, Leo Ganbiarra.

Áreas de atuação: Democratização da comunicação

Contra o assédio e a violência, campanhas pregam respeito às mulheres no Carnaval e em qualquer período

07/02/16 14:54

Por um Carnaval e uma vida só com alegrias, sem abuso ou violência contra as mulheres. O mandato do deputado estadual Renato Roseno se associa ao Coletivo de Mulheres Rosa Luxemburgo, à Revista AzMina, ao Bloco das Mulheres Rodadas, à Catraca Livre e ao movimento ‪#‎AgoraÉQueSãoElas‬, Vamos Juntas?

Áreas de atuação: Democratização da comunicação

Semana Nacional pela Democratização da Comunicação: somos contra o monopólio da informação

15/10/15 14:09

No Brasil, oito famílias são detentoras de mais de 300 redes de televisão. "O latifúndio da terra só perde, em poder, para o latifúndio da voz, para o latifúndio da comunicação e da informação. Em 27 anos de redemocratizacão, não conseguimos enfrentar e superar o monopólio da mídia e da comunicação", questiona o deputado estadual Renato Roseno.

Áreas de atuação: Democratização da comunicação