Internet é tema de audiência pública e de filme com lançamento gratuito em Fortaleza no Cinema Dragão do Mar, dias 8 e 9 de maio

29/04/16 09:19

Os dias 8 e 9 de maio serão importantes para os interessados em entender melhor o universo da internet. Pauta recorrente nos últimos tempos, especialmente depois do anúncio das operadoras de telefonia sobre a possibilidade de limitação do uso de dados dos planos de banda larga, a internet é o tema central do filme FREENET, que será lançado em sessão gratuita no Cinema do Dragão do Mar, dia 8, às 18 horas. O filme passeia pelo Quênia, Índia, Estados Unidos, China, Brasil e Uruguai mostrando iniciativas e obstáculos para a democratização do acesso à internet, a liberdade de acesso e compartilhamento de conteúdo, a privacidade e a garantia de neutralidade da rede. Após a exibição haverá bate-papo sobre acesso e direitos humanos na rede com o diretor Pedro Ekman; a professora do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará (UFC) e autora do blog feminista Escreva Lola Escreva, Lola Aronovich; e o integrante do coletivo Suricate Seboso, Leo Ganbiarra.

Produzido pela Molotov Filmes em parceria com as organizações sociais Intervozes, Idec, Nupef, ITS, e com apoio da Fundação Ford Internacional e do Comitê Gestor da Internet, FREENET será lançado em outras cidades do país, também em sessões especiais, para em seguida entrar em cartaz em circuito de difusão social no Brasil e no exterior.

Na segunda-feira, dia 09 de maio, às 14h30, o tema também será pauta de audiência pública na Assembleia Legislativa. A discussão terá como foco a recente investida mercadológica e estatal para fixação de limites de dados na banda larga móvel, problematizando os direitos do consumidor e a universalização da internet. Participam do debate Flávia Lefevre, integrante da PROTESTE – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor e representante da sociedade civil no Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.Br), e Pedro Ekman, representando o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social e a campanha Banda Larga é um Direito Seu. A audiência foi solicitada pelo deputado Renato Roseno (PSOL) e será realizada pela Comissão de Direitos do Consumidor da Assembleia.

"Existe essa grande promessa da internet de ser uma ferramenta sem precedentes para a liberalização, democratização e liberdade, e que ainda pode ser assim, se a internet for livre. Mas também existe a possibilidade da internet se tornar a pior e mais extrema forma de repressão e controle já vista na história da humanidade se nos tornarmos uma sociedade vigiada”, afirma o jornalista Glenn Greenwald no filme FREENET.

Acesse o trailer do Freenet: www.youtube.com/watch?v=ewNv0bRudss Qualquer pessoa poderá organizar uma sessão aberta e gratuita do filme. Os interessados em levar o filme para suas regiões podem preencher o formulário no site taturanamobi.com.br/portfolio/freenet/, explicando como e onde pretende realizar a exibição.

Para saber mais sobre os eventos: www.facebook.com/events/663227533815476/?active_tab=highlights

SERVIÇO

08/05 (domingo), às 18h: Lançamento do filme FREENET no Cinema do Dragão do Mar em sessão gratuita e debate sobre acesso e direitos humanos nas redes. Endereço: Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema.

09/05 (segunda), às 14h30: Audiência Pública na Assembleia Legislativa sobre fixação de limites de dados na banda larga móvel. Com Flávia Lefevre (Proteste e CGI.Br) e Pedro Ekman (Intervozes e Campanha Banda Larga é um Direito Seu). Endereço: Av. Desembargador Moreira, 2807 - Dionísio Torres.

Contatos: Helena Martins (Intervozes) - (85) 99608.0031 Ivna Girão (Mandato É Tempo de Resistência - Renato Roseno/PSOL) - (85) 98817.5149

Áreas de atuação: Direitos Humanos, Democratização da comunicação