Roseno pede à Seduc informações sobre a educação no Ceará durante a pandemia

25/06/20 19:58

A Assembleia Legislativa aprovou nessa quinta-feira (25) requerimentos de autoria do deputado estadual Renato Roseno (PSOL) que solicitam informações sobre a educação no Ceará durante o período de pandemia. Os documentos são dirigidos à secretária Eliana Nunes Estrela e pedem dados sobre o acesso estudantil às atividades escolares não-presenciais, sobre a gestão pedagógica e de pessoas e sobre a redução de recursos financeiros para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Áreas de atuação: Educação

Projeto de lei de Roseno define diretrizes para o retorno das atividades educacionais

11/06/20 14:04

Começou a tramitar nesta quinta-feira (11), um projeto de lei do deputado estadual Renato Roseno (PSOL) que define diretrizes para o retorno das atividades educacionais presenciais a serem observadas pelos estabelecimentos de ensino durante o Plano de Contingência adotado pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, em decorrência da pandemia do novo coronavírus

Áreas de atuação: Educação

Em requerimento, Renato defende prorrogação de bolsas universitárias

21/05/20 12:19

O deputado estadual Renato Roseno (PSOL) apresentou ao plenário da Assembleia Legislativa requerimento dirigido à secretária de educação do Estado, Eliana Nunes Estrela, pedindo a prorrogação do prazo de vigência das bolsas do Programa Avance – Bolsa Universitário do Ceará enquanto perdurar o estado de calamidade pública decorrente da pandemia do novo coronavírus.

Áreas de atuação: Educação

Frente Parlamentar defende adiamento do calendário de provas do ENEM 2020

19/05/20 12:21

A Frente Parlamentar pela Superação da Pobreza Multidimensional na Infância e Adolescência da Assembleia Legislativa do Ceará discutiu, em reunião virtual na tarde desta segunda-feira (18/05), mobilizações pelo adiamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Áreas de atuação: Educação

Crise do coronavírus no Ceará: um balanço das iniciativas do nosso mandato

14/05/20 15:00

Desde o início da crise sanitária decorrente da pandemia do Coronavírus, nosso mandato tem atuado no sentido de apresentar e fortalecer iniciativas voltadas à proteção social e às garantias fundamentais da população. Em particular, das pessoas mais vulneráveis nesse contexto de isolamento social e de categorias profissionais impactadas mais diretamente pela pandemia

Áreas de atuação: Educação

Redução de mensalidades de escolas privadas é aprovada pelo Legislativo

07/05/20 17:03

A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou hoje (7) o projeto de lei n° 77/20 que dispõe sobre a redução das mensalidades da rede privada de ensino, bem como a proibição da cobrança de juros e multas pela inadimplência das mensalidades durante o plano de contingência do novo coronavírus. Renato Roseno (PSOL) votou a favor da matéria.

Áreas de atuação: Educação

Adiamento do ENEM 2020 é tema de requerimentos aprovados pela AL

03/05/20 19:12

Na sessão de votação virtual da última quinta-feira (30), a Assembleia Legislativa aprovou dois requerimentos de autoria do deputado estadual Renato Roseno (PSOL) em que o deputado defende o adiamento do cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020.

Áreas de atuação: Educação

Renato pede providências sobre situação de alunos e professores das universidades estaduais

30/04/20 15:46

Requerimentos de autoria do deputado estadual Renato Roseno (PSOL) aprovados na sessão virtual desta quinta-feira (30) pedem providências sobre a situação de alunos e professores das universidades estaduais.

Áreas de atuação: Educação

Emenda de Renato amplia acesso de estudantes ao auxílio-alimentação

18/04/20 12:51

Pela proposta, aprovada pelo plenário da AL na última sexta-feira (17), eventuais irregularidades no Cadastro de Pessoas Físicas do aluno ou de sua família não poderão ensejar a perda do benefício. A lei 17.205/2020 autoriza o Governo do Estado a pagar o valor de R$ 80,00 às famílias dos estudantes da rede estadual a título de auxílio-alimentação durante o período em que durar a crise do coronavírus.

Áreas de atuação: Educação

Em meio à crise sanitária, CAPES corta bolsas de pesquisa e pós-graduação

02/04/20 16:49

Em um momento que escancara a importância da ciência, tecnologia e do conhecimento produzidos nas universidades públicas, institutos federais e Cefet, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) editou uma medida que pode representar uma queda de cerca de 35% na quantidade de bolsas de pós-graduação oferecidas pela fundação.

Áreas de atuação: Educação