Comitê de Prevenção à Violência lança Painel de Homicídios no Ceará

16/02/22 21:00

Ferramenta oferece um monitoramento de dados sobre homicídios nos 184 municípios cearenses. O levantamento é desde 2014.

Áreas de atuação: Infância

AL e Unicef assinam termo de cooperação para geração de oportunidades para jovens

10/11/21 10:00

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará assinou, nesta terça-feira (09/11), o termo de adesão à plataforma “Um milhão de oportunidades”, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A iniciativa tem como foco a criação de oportunidades para jovens de 14 a 24 anos em situação de vulnerabilidade.

Áreas de atuação: Infância

Audiência propõe busca ativa e assistência a crianças e adolescentes órfãos da Covid

06/10/21 11:08

A situação de crianças e adolescentes que ficaram órfãos em decorrência da Covid-19 no Ceará, bem como as políticas de assistência social e financeira foram debatidas, nesta terça-feira (05/10), em audiência pública realizada pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa. A reunião virtual atendeu solicitação do deputado Renato Roseno (Psol), com subscrição do deputado Guilherme Sampaio (PT).

Áreas de atuação: Infância

Encontro Cada Vida Importa ressalta ação preventiva nos municípios

31/08/21 11:03

A relevância e urgência da ação integrada dos municípios para a prevenção das mortes de adolescentes e jovens no Ceará foi ressaltada no Encontro Cada Vida Importa, evento virtual realizado pelo Comitê de Prevenção e Combate à Violência da Assembleia Legislativa do Ceará e parceiros nesta segunda-feira (30/08).

Áreas de atuação: Infância

Relatório divulga saldo de inspeções realizadas em escolas municipais

01/07/21 13:19

Elaborado pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos do Ceará (CEDDH), documento é fruto de inspeções realizadas em escolas da rede municipal em maio deste ano. Dados apontam para falta de infraestrutura, de ventilação, de acessibilidade e até dificuldade de acesso à água.

Áreas de atuação: Infância

Brasil precisa de mais políticas contra a exploração sexual de crianças e adolescentes

18/05/21 12:00

De 2011 ao primeiro semestre de 2019, foram registradas mais de 200 mil denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes, segundo dados da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, por meio do serviço Disque 100. Durante a pandemia, o número de casos vem crescendo, mas os orçamentos do governo federal destinados às políticas públicas de prevenção vem sendo reduzidos.

Áreas de atuação: Infância

Sistema socioeducativo: concurso fortalece e valoriza carreiras, defende Renato

23/12/20 12:00

Um grupo de agentes socioeducadores do Ceará fez uma manifestação na manhã da última terça-feira (22) em frente à Assembleia Legislativa. A categoria cobra do governador Camilo Santana melhores condições de trabalho e a realização de concurso público para ingresso na carreira. O deputado Renato Roseno (PSOL) e outros parlamentares estaduais receberam os manifestantes.

Áreas de atuação: Infância

Roseno destaca participação social em políticas da infância e juventude em Conferência Nacional

27/11/20 13:29

O deputado estadual Renato Roseno (PSOL) participou na manhã desta sexta-feira, 27, da XI Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). O evento, que continua até dia 10 de dezembro, é realizado em alusão aos 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O momento foi realizado de forma remota.

Áreas de atuação: Infância

Carta Aberta: Instituições enviam documento ao Governo do Estado abordando sobre violência policial a exemplo do caso Mizael

15/10/20 18:08

Nosso mandato, enviou, nesta quinta-feira, 15, carta aberta ao governador do Estado, Camilo Santana, tratando sobre homicídios e mortes por intervenção policial no Estado, a exemplo e lamento do caso Mizael Fernandes, 13 anos, morto em uma operação do Comando Tático Rural, no município cearense de Chorozinho, na madrugada do dia 1º de julho deste ano. O documento foi assinado e articulado por 40 instituições que trabalham na manutenção dos direitos humanos e enfrentamento à violência.

Áreas de atuação: Infância