Aprovado o "Dia Marielle Franco de Enfrentamento à Violência Política"

15/05/21 09:00

De autoria do deputado estadual Renato Roseno (PSOL) e coautoria da deputada Augusta Brito (PCdoB), o PL tem o objetivo de realizar divulgações, seminários e palestras nas escolas, universidades, praças, teatros e equipamentos públicos sobre Marielle Franco e a importância do enfrentamento à violência política nas cidades cearenses.

Áreas de atuação: Mulheres

Leoas na linha de frente: mães que lutam pelos direitos dos filhos

09/05/21 09:00

Ser mãe é ocupar um lugar de luta. É se doar para ser caminho, afeto e cuidado na vida de outra pessoa. É, por vezes, ter de reivindicar sobre a desconstrução da ideia da “mulher guerreira”, pois há dias em que a luta não é alternativa, mas a única chance de sobrevivência.

Áreas de atuação: Mulheres

Proposta de Renato quer incluir gestantes e puérperas no grupo prioritário de vacinação

27/04/21 12:00

Atualmente, o Brasil ocupa o primeiro lugar em mortalidade de pessoas gestantes e puérperas por coronavírus no mundo. Um estudo do International Journal of Gynecology and Obstetrics, intitulado "The Tragedy of COVID-19 in Brazil", aponta para a gravíssima realidade na qual o país se encontra. Por aqui, a mortalidade de pessoas gestantes e puérperas por Covid-19 é, sozinha, equivalente a 77% de todas as mortes do tipo no mundo.

Áreas de atuação: Mulheres

Projeto quer instituir paridade de gênero no Conselho de Ética da AL

19/04/21 20:00

Projeto de resolução de autoria dos deputados Renato Roseno (PSOL) e Augusta Brito (PCdoB) institui a paridade de gênero na composição do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Proposta faz parte da campanha #ParidadeDeGêneroJá

Áreas de atuação: Mulheres

#8M: História de mulheres à frente das lutas por direitos

15/03/21 11:13

Durante a semana do 8 de março, o mandato é Tempo de Resistência realizou uma série de entrevistas com mulheres cearenses. São mulheres à frente de lutas pela garantia de direitos e que fincaram em suas trajetórias a potência da militância.

Áreas de atuação: Mulheres

Talita Maciel: na luta das mulheres, ninguém se liberta sozinha

14/03/21 08:00

Encerrando nossa série de sete entrevistas com mulheres à frente de lutas por direitos, apresentamos a perspectiva de Talita Maciel sobre os diferentes cenários enfrentados pelos movimentos sociais. Talita é advogada, coordenadora colegiada do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca) e do Escritório Frei Tito de Alencar da Assembleia Legislativa do Estado.

Áreas de atuação: Mulheres

Deidiane Souza: a militância e a luta para ser mulher em suas múltiplas identidades

13/03/21 12:00

Mestranda em antropologia e militante dos direitos LGBTQIA+, Deidiane é a sexta entrevistada da série especial produzida pelo mandato É Tempo de Resistência, que celebra a passagem do 8 de março. "O 8 de março vem para nos fazer refletir e compreender a dimensão do que é 'ser mulher', inclusive nas suas múltiplas identidades", ela defende.

Áreas de atuação: Mulheres

Cristiane Faustino: sem as mulheres, não haveria resistência e luta social

12/03/21 15:00

Cristiane Faustino não nasceu militante, tornou-se. As causas que passou a defender, a partir de seu olhar e de sua vivência de mulher negra, pobre e periférica, não são motivadas apenas por questionamentos pessoais, mas traduzem expressões de revoltas coletivas e vontade de justiça

Áreas de atuação: Mulheres

Antônia Araújo: em defesa da vida, dos direitos e da autonomia das mulheres

11/03/21 11:00

Ouvidora externa da Defensoria Pública do Estado do Ceará, Antônia Araújo é a quarta entrevistada da série especial produzida pelo mandato É Tempo de Resistência que celebra o 8 de março. Natural de Altaneira, região do Cariri, Antônia é integrante do Movimento Negro Unificado (MNU) e em tem participação destacada nas lutas em defesa das mulheres.

Áreas de atuação: Mulheres

Mônica Oliveira: na luta pela terra e por um futuro sem machismo e sem preconceito

10/03/21 10:00

Militante da luta pelo direito à terra, Mônica Oliveira é a terceira entrevistada na série especial produzida por nosso mandato nesta semana em que se celebra a luta internacional das mulheres. Na entrevista, ela fala sobre sua trajetória e sobre sua relação com o acampamento; e também defende um futuro "para os nossos filhos e netos com menos machismo e menos preconceito".

Áreas de atuação: Mulheres