Contra o assédio e a violência, campanhas pregam respeito às mulheres no Carnaval e em qualquer período

07/02/16 14:54

Por um Carnaval e uma vida só com alegrias, sem abuso ou violência contra as mulheres. O mandato do deputado estadual Renato Roseno se associa ao Coletivo de Mulheres Rosa Luxemburgo, à Revista AzMina, ao Bloco das Mulheres Rodadas, à Catraca Livre e ao movimento ‪#‎AgoraÉQueSãoElas‬, Vamos Juntas?

Áreas de atuação: Mulheres

Violência sexual: denúncias para 180 revelam que uma mulher é estuprada no Brasil a cada três horas

25/01/16 21:00

Denunciar pode ser difícil para as mulheres que sofreram a violência, mas é fundamental no enfrentamento à impunidade. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) reforça que o depoimento da vítima serve como prova do crime. A responsabilização do agressor é também importante para evitar que ele volte a praticar o estupro, atingindo outras mulheres.

Áreas de atuação: Mulheres

R$ 4,5 milhões de economia com cortes previdenciários corresponde a 10% da verba de publicidade

10/12/15 20:00

Ao lembrar que, dos 140 mil servidores públicos estaduais na ativa, 45 mil recebem vencimento total de até R$ 900,00, o deputado Renato Roseno adiantou que votaria contra a proposta do Governo do Estado. "Nós estamos transferindo pra estes a conta da crise? Não com o meu voto", afirmou, sobre mudanças na Previdência estadual.

Áreas de atuação: Mulheres

Dia Internacional do Combate à Violência contra a Mulher: pelo direito à vida, vamos transformar a dor em luta

25/11/15 19:00

25 de novembro foi estabelecido como o Dia Internacional do Combate à Violência contra a Mulher no 1º Encontro Feminista da América Latina e Caribe, em 1981, em homenagem às irmãs Minerva, Pátria e Maria Tereza Mirabal, militantes de oposição à ditadura de Rafael Leônidas Trujillo, na República Dominicana, brutalmente assassinadas em 1960.

Áreas de atuação: Mulheres

Estudantes de Comunicação Social entrevistam Renato Roseno: "seguimos sendo um ponto fora da curva"

28/10/15 15:50

Conjuntura nacional, reforma política, rotinas do mandato, redução da idade penal, crise no sistema socioeducativo... Não faltou assunto na entrevista que o deputado estadual Renato Roseno deu para os estudantes da Estácio FIC, uma das atividades da agenda do mandato nesta última semana de outubro.

Áreas de atuação: Mulheres

Audiência pública sobre fortalecimento da economia solidária reúne organizações do Interior e da Capital

21/10/15 15:49

O deputado estadual Renato Roseno afirma que é fundamental fortalecer a economia solidária, sobretudo em momento de crise econômica. "Que o poder público apoie os empreendimentos rurais e urbanos que geram renda, trabalho e empoderam as comunidades, libertam as mulheres, diminuem as precarizações de trabalho".

Áreas de atuação: Mulheres

Fortalecimento da economia solidária no Ceará é tema de audiência pública na Assembleia Legislativa

20/10/15 15:45

Baseada na autogestão, solidariedade, cooperação, respeito ao meio ambiente e ao comércio justo, a economia solidária aponta para a construção de novas relações de consumo, justas e solidárias e de um outro modelo de geração de trabalho e renda e inclusão social. Valorizando sujeitos, territórios, tradições, fortalecimentos dos grupos e autonomias.

Áreas de atuação: Mulheres

Audiência pública sobre a Marcha Mundial das Mulheres Negras: contra o racismo e a violência, pelo bem viver

08/09/15 11:43

A Marcha Mundial das Mulheres Negras 2015 será realizada em Brasília, no dia 18 de novembro. Cada unidade da federação está organizando diferentes atividades preparatórias para o evento. O Ceará conta com um comitê organizador local promovendo debates, formações e mobilizações como parte da programação nacional

Áreas de atuação: Mulheres

29 de agosto, Dia Nacional da Visibilidade Lésbica: por amor, liberdade, igualdade, respeito e cidadania

29/08/15 15:35

O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica foi criado por ativistas lésbicas e dedicado à data em que ocorreu o 1º Seminário Nacional de Lésbicas (Senale), em 29 de agosto de 1996, no Rio de Janeiro. "Nossa luta é por direitos, por visibilidades e resistências", apontam os mandatos do PSOL no Ceará.

Áreas de atuação: Mulheres

Mandato de ideias e iniciativas: para beneficiar mulheres, projeto amplia licença-paternidade e regulamenta em caso de adoção

08/05/15 15:00

O Ceará ocupa o sexto lugar no Brasil e o terceiro no Nordeste onde mais morrem mulheres e registra, em média, cinco crimes sexuais por dia, mas tem delegacias especializadas em apenas nove municípios, quando deveria ter em 23. Projeto regulamenta licença-adotante independentemente de gênero e orientação sexual.

Áreas de atuação: Mulheres