AL aprova projeto que resgata memória de Preta Tia Simoa

04/09/21 11:00

Com a proposta, o Ceará passará a ter o dia 25 de julho como Dia Preta Tia Simoa e também deverá realizar a Semana Preta Tia Simoa de Combate à Discriminação Contra Mulheres Negras com objetivo de fortalecer ações contra o racismo, o sexismo e todas as formas de violência contra as mulheres negras

Áreas de atuação: Raça e etnia

Preta Tia Simoa: a resistência da memória contra o esquecimento oficial

10/08/21 10:46

Importante liderança negra da luta contra a escravidão no Ceará, Tia Simoa é homenageada em projeto de lei de autoria do deputado estadual Renato Roseno (PSOL). A proposta prevê a realização da Semana Preta Tia Simoa de Combate à Discriminação Contra Mulheres Negras, sempre na primeira semana de agosto no Estado do Ceará.

Áreas de atuação: Raça e etnia

Artigo: Cláudia, que Cláudia?

25/11/20 16:59

Cláudia da Silva Ferreira, morta com um tiro é colocada em um porta mala, do carro da polícia, de onde cai e é arrastada pelas ruas. Cláudia era mãe de quatro filhos e ajudava a cuidar de quatro sobrinhos, como é comum nas famílias pobres.

Áreas de atuação: Raça e etnia

Orçamento estadual deverá incluir demonstrativo de recursos para políticas de igualdade racial

01/07/20 16:34

O Orçamento do Estado para o ano de 2021 passará a vir acompanhado de demonstrativo dos recursos destinados às políticas públicas de igualdade racial. A inclusão dessas informações é resultado de uma emenda apresentada pelo deputado estadual Renato Roseno (PSOL) ao Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Áreas de atuação: Raça e etnia

Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa: para reafirmar a liberdade de credo e a defesa do Estado laico

22/01/16 18:00

O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa e o Dia Mundial da Religião surgiram como marca de resistência a tantos casos de perseguição e preconceito a diversos credos e manifestações religiosas. As efemérides dão visibilidade à importância da laicidade do Estado, que tem interface com diversos direitos humanos fundamentais.

Áreas de atuação: Raça e etnia

Emendas buscam aperfeiçoar Fundo Estadual do Desenvolvimento do Turismo

18/12/15 13:00

Em diálogo com as organizações que lutam por um modelo de desenvolvimento para o Ceará mais sustentável e solidário, com atividades que se baseiam no turismo comunitário, o mandato do deputado estadual Renato Roseno propôs três emendas à mensagem do Executivo que cria o Fundo Estadual de Desenvolvimento do Turismo (Fundetur).

Áreas de atuação: Raça e etnia

Marcha da Terra dos Povos Indígenas do Ceará: contra a ameaça aos direitos das comunidades tradicionais

26/11/15 16:51

Proposta de Emenda Constitucional é considerada uma ameaça aos direitos dos povos indígenas, das comunidades quilombolas e de preservação do meio ambiente. Em protesto, centenas de pessoas, incluindo representantes de 14 etnias cearenses, saíram do Centro de Fortaleza em direção ao Palácio da Abolição, sede do Governo do Estado.

Áreas de atuação: Raça e etnia

Dia da Consciência Negra: celebrar a resistência contra as opressões, as desigualdades e o racismo

20/11/15 17:33

O Dia da Consciência Negra foi criado em homenagem a Zumbi, herói negro, morto há 320 anos, em 20 de novembro de 1695, após se rebelar contra a opressão portuguesa no Quilombo dos Palmares. Lembramos das mulheres negras que sofrem com as violências cotidianas, dos jovens pobres e negros que estão sendo executados nas periferias.

Áreas de atuação: Raça e etnia

Marcha das Mulheres Negras: dez mil participantes se reúnem em Brasília contra o racismo e a violência

19/11/15 01:40

A violência contra mulheres negras faz com o que o Brasil ocupe a quinta posição em ranking de assassinatos de mulheres, entre 83 países, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Os homicídios de mulheres negras cresceram 54,2% em dez anos, enquanto o índice de mortes violentas de mulheres brancas diminuiu 9,8%, segundo o Mapa da Violência 2015.

Áreas de atuação: Raça e etnia

Mandato em Itapipoca, por uma política energética sustentável, democrática e socialmente justa

23/10/15 16:00

Privatização da terra e da água, perda do território das comunidades tradicionais, impacto na paisagem, poluição sonora e aumento da violência contra a mulher e da exploração sexual infanto-juvenil estão associados à implantação de parques eólicos no Ceará. Ao contrário dos países europeus, as eólicas no Brasil são fonte complementar e não alternativa.

Áreas de atuação: Raça e etnia