Boletim Informativo #15 de 2019

04/10/19 11:26

Agrotóxicos: projeto quer erradicar neonicotinoides do Ceará

Texto alternativo

"No Brasil, a questão dos agrotóxicos é preocupante. Vários relatos sobre a mortandade de abelhas devido à contaminação pelo uso inadequado de pesticidas vêm sendo feitos pela comunidade científica", afirma o deputado estadual Renato Roseno (PSOL). O parlamentar é autor de um projeto de lei que começou a tramitar na Assembleia Legislativa e que proíbe a utilização e comercialização de produtos agrotóxicos formulados com base em neonicotinoides.

O projeto usa como base científica estudos e pequisas desenvolvidas no Brasil e em outros países, todos eles revelando a perigosa relação entre o uso dos neonicotinoides e a mortandade de abelhas. Em abril de 2018, a Comissão Europeia baniu o uso dos neonicotinoides em áreas abertas em seus estados-membros. Mesmo caminho está sendo trilhado pelo Canadá, que anunciou a proibição desses produtos até o início da próxima década.

Saiba mais

[Nutrição]

Assistência nutricional nas escolas é tema de projeto feito em parceria com o CRN-6

Texto alternativo

Garantir a assistência nutricional e a segurança alimentar aos alunos das escolas públicas e privadas por meio do ensino e da divulgação dos princípios da alimentação saudável. Esse é o objetivo do projeto de lei 533/2019, de autoria do deputado estadual Renato Roseno (PSOL), que começou a tramitar na semana passada na Assembleia Legislativa.

Elaborada em parceria com o Conselho Regional de Nutricionistas da 6ª Região (CRN-6), a proposta pretende difundir na comunidade escolar temas de educação alimentar e nutricional, promovendo a melhoria da qualidade da alimentação. Também se propõe a facilitar e orientar os professores na inserção dos temas de alimentação e nutrição de forma transversal em suas respectivas disciplinas.

Leia mais

[Educação]

Renato critica adesão do governador ao programa de militarização das escolas

Texto alternativo

O Ceará foi o único estado da região Nordeste a aderir ao Programa de Escolas Cívico-Militares do Governo Federal. Ao todo, 16 estados apresentaram solicitações para ingressar no programa. As unidades são colégios públicos cujas gestões são transferidas para instituições militares, como a Polícia Militar. O modelo já é usado em Goiás e no Distrito Federal. Especialistas em educação têm criticado a opção pelo modelo, que cria uma falsa disciplina baseada na repressão.

Para o deputado estadual Renato Roseno (PSOL), a suposta "campanha cívica" em torno da militarização das escolas é um grave equívoco. Em nota lançada nas redes sociais, o parlamentar afirma que a campanha que o país precisa é a da defesa da escola pública, e não essa iniciativa de caráter militarista.

Clique aqui para ver o pronunciamento de Renato sobre o assunto

[Aconteceu]

Viagem ao Interior

Renato participa de eventos em Madalena e Quixeramobim

Texto alternativo

No último sábado, 28, Renato Roseno participou de dois eventos na região do Sertão Central. Pela manhã, foi um dos palestrantes no encerramento da primeira edição do Congresso Pré-Universitário de Madalena organizado pelo projeto Tá no Rumo. O encontro aconteceu no auditório da escola Alfredo Machado.

“Não podemos perder a capacidade de imaginar e construir um futuro diferente do que o sistema desigual nos oferece como única opção”, afirmou Renato. “Por isso é sempre muito bom estar com as juventudes para falar sobre as possibilidades de futuro”.

Saiba mais

[Setembro Amarelo]

Frente parlamentar propõe conselho e fundo de combate ao suicídio

A Assembleia Legislativa realizou, na manhã de segunda-feira (30), no Auditório Murilo Aguiar, solenidade de encerramento da campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção à depressão e combate ao suicídio.

O deputado Renato Roseno (Psol), relator do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência da AL, ressaltou que o Legislativo tem a obrigação de pautar o enfrentamento, não só aos homicídios, mas incluir como uma das prioridades o combate à depressão e ao suicídio. “O Parlamento pode e deve pautar esses temas, ainda considerados por muitos como tabu. Além de leis que influenciam a vida da sociedade, precisamos garantir políticas públicas assegurando verbas para a manutenção do sistema existente”, sugeriu.

Saiba mais

[Homenagem]

Renato recebe comenda do mérito da Defensoria Pública do Estado

Texto alternativo

Na noite da última quinta-feira (3), o deputado estadual Renato Roseno recebeu a Comendas do Mérito da Defensoria Pública. A honraria foi concedida a entidades e personalidades que tiveram atuação relevante para o fortalecimento da Instituição. Além de Renato, receberam a comenda o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará (Cedeca-Ceará), a Pastoral Carcerária, o deputado estadual Walter Lima Frota Cavalcante, o secretário da Casa Civil José Élcio Batista, o desembargador Fernando Luiz Ximenes Rocha e o primeiro presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec), José Vinícius Pinheiro (in memorian).

Saiba mais

[Conselho Tutelar]

Eleições acontecem no próximo domingo (6)

Texto alternativo

Você sabia que neste domingo, dia 6, teremos no Brasil todo eleições para os Conselhos Tutelares? Mesmo o voto sendo opcional, é muito importante que todos exercitem o direito de escolher os próximos e as próximas representantes no Conselho Tutelar, que serão responsáveis de 2020 a 2024 por defender os direitos das crianças e dos adolescentes e enfrentar a violência dirigida a esse público. Confira nossas dicas e saiba como fazer parte desse processo!

Clique aqui

[Seduc]

Renato faz novo apelo por convocação de concursados

Na última terça-feira (1), Renato subiu mais uma vez à tribuna do plenário da Assembleia para cobrar do governador Camilo Santana a convocação dos aprovados no concurso da Secretaria de Educação do Estado iniciado em 2018. É urgente que sejam chamados os 3 mil professores selecionados no certame que teve a última fase realizada em 13 de março deste ano. Atualmente nosso estado conta com cerca de 8 mil profissionais em contratos temporários. O melhor presente que o governador pode oferecer no próximo dia 15 de outubro, Dia do Professor e da Professora, é a homologação do concurso e a convocação dos profissionais da Educação.

Confira aqui a íntegra do pronunciamento